61a Reunião Ordinária - Dia 19 de novembro de 2020

por vla última modificação 26/11/2020 16h32
Ata da Sexagésima Primeira Reunião da Quarta Sessão Ordinária do Oitavo Período da Décima Oitava Legislatura, realizada no dia 19 de novembro de 2020.

Aos dezenove dias do mês de novembro do ano de dois mil e vinte, às dezoito horas, nesta cidade de Valença, Estado do Rio de Janeiro, em sua sede à Praça XV de Novembro, 676, na sala do Plenário, reuniram-se à Câmara Municipal de Valença, sob a Presidência do Exmo. Sr. Vereador Fábio Antônio Pires Jorge, os Exmos. Edis: Fabiani Medeiros Silva, Marcos da Silva Marques, Michelle Vieira Cabral da Silva, Paulo Celso Alves Pena, Rafael de Oliveira Tavares, Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva e Silvio Rogério Furtado da Graça.

Em seguida, o Senhor Presidente convidou a todos para rezarem a oração do Pai Nosso.

Iniciando o expediente, o Presidente Fábio Antônio Pires Jorge fez a chamada dos Srs. Vereadores, respondendo a presença os Exmos. Edis: Fabiani Medeiros Silva, Fábio Antônio Pires Jorge, Marcos da Silva Marques, Michelle Vieira Cabral da Silva, Paulo Celso Alves Pena, Rafael de Oliveira Tavares, Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva e Silvio Rogério Furtado da Graça. O Vereador Aloysio Saulo Maria Infante de Jesus Breves Beiler justificou sua ausência por estar tratando de questões pessoais. O Vereador David Barbosa Nogueira justificou sua ausência devido a compromissos já agendados de interesse dos munícipes. O Vereador Marcelo Moreira de Oliveira justificou sua ausência devido a compromissos anteriormente assumidos. O Vereador Pedro Paulo Magalhães Graça justificou sua ausência por motivos alheios à sua vontade.

Havendo quórum legal, o Presidente Fábio Antônio Pires Jorge iniciou a leitura do expediente, que constou do seguinte: Dispensa da leitura da ata da sessão do dia 17/11/2020 e aprovação da mesma.

Ofício no. 0035/2020/SMSPDC/PMV, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Defesa Civil, em resposta ao requerimento no. 242/2020.

Indicação n°. 327/2020, de 19/11/2020, do Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que viabilize junto à Secretaria responsável, que seja feita verificação, melhoramentos, reparo e troca da tampa de um bueiro, na Rua João Carlos, no. 234, Cambota. A indicação foi deferida e será encaminhada ao órgão competente.

Logo após, o Senhor Presidente Fábio Antônio Pires Jorge passou o uso da Tribuna aos Senhores Vereadores, por sistema de rodízio.

O Vereador Marcos da Silva Marques (Marquinho da Saúde) cumprimentou a todos. Fez um agradecimento especial à sua equipe antiga, que trabalha com ele, citando o Marcelo, Felipe e Fabrício, seus amigos; agradeceu muito o carinho, a parceria e o empenho na eleição. Agradeceu também os Assessores de todos os Vereadores e a equipe que trabalha na Casa, Andréa, Rosana, Rosângela, Didi, Ronaldo, Daniel e Geraldo.

O Vereador Paulo Celso Alves Pena (Celsinho do Bar) cumprimentou a todos. Mencionou que hoje mesmo ligou para seu amigo Fernandinho Graça, para enviar a máquina para o Bairro Cambota, para resolver o problema das valetas. Disse que o mesmo também enviou a máquina ao Bairro da Passagem. Comentou que a ponte do Bairro de Fátima/Dudu Lopes está sempre dando problema e acha que precisa fazer outra ponte. Fez menção ao problema do colégio da Ponte Funda, que nem sequer tem muro. Disse que é a favor da melhoria dos bairros com o dinheiro da economia dessa Casa. Falou que muitas escolas e creches de nossa cidade estão precisando de uma melhoria. Tem certeza que o Prefeito vai fazer muitas coisas boas nesses quatro anos que virão.

O Vereador Rafael de Oliveira Tavares (Professor Rafael) cumprimentou a todos. Saudou o Vereador Saulo Corrêa, dizendo que ficou muito feliz com a vitória do mesmo. Disse que tem sido muito calorosa a recepção de todo cidadão de Valença, por conta de sua não reeleição. Falou que segue de cabeça erguida e trabalhou muito nesses quatro anos, mas o processo democrático é um jogo que não tem empate. Disse que fica muito feliz em saber que o Vereador David Nogueira vai estar representando seu Partido, Patriota, que houve um acréscimo de mais de 52% do número de votos da outra eleição. Corroborou a fala do Vereador Marquinho da Saúde, agradecendo a todos os funcionários, todos os servidores e todos os assessores parlamentares, que de forma muito republicana sempre lhe tratou. Disse que sai melhor e maior do que quando entrou, tecendo comentários. Falou que amanhã, dia 20 de novembro, é o Dia da Consciência Negra, lembrando o saudoso Manoel Seabra, lá do Quilombo São José da Serra, saudando todos os negros; mencionou que teve a felicidade de homenageá-los nos últimos dois anos, com a Medalha Manoel Seabra. Fez menção à Lei Aldir Blanc, cujo edital deverá ser lançado nos próximos dias. Disse que os artistas do Município de Valença começarão a ser contemplados, com um orçamento que foi aprovado nessa Casa, oriundo do Governo Federal, de mais de quinhentos e trinta mil reais. Fez um apelo aos Vereadores que permanecerão nessa Casa, dizendo que fez uma indicação para que pudesse colocar no orçamento de 2021 uma dotação orçamentária, para a conclusão das obras do Teatro Rosinha de Valença. Agradeceu e desejou bom feriado a todos.

O Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva (Saulo Corrêa) cumprimentou a todos. Felicitou os Vereadores não reeleitos, dizendo que foi um grande prazer ter trabalhado com os mesmos nesses quatro anos. Felicitou também a todos os Vereadores que retornarão a essa Casa, uma eleição muito disputada e muito atípica. Agradeceu a duas amigas que muito lhe ajudaram no Bairro Carambita. Agradeceu todos os 796 amigos que teve, dizendo que isso lhe motiva a trabalhar mais. Disse que fica muito feliz de ter votado e ter se ombreado com o Prefeito Fernandinho Graça, que fica na história de Valença como o primeiro Prefeito reeleito. Vê que o Prefeito Fernandinho Graça, com todas as adversidades, pandemia e os arrestos nas contas da Prefeitura, que somaram quase vinte milhões de reais, mostrou na urna a consideração de todos os valencianos e valencianas em seu nome. Parabenizou todos os candidatos a Vereadores, comentando que teve umas gratas surpresas nesse processo eleitoral, de lideranças jovens que estão se despontando, deixando seu abraço para alguns. Disse que esse trabalho da próxima Casa será um trabalho desafiante, mas acredita que o trabalho que fizeram nessa Casa já está sedimentado e não pode e nem irá retroceder, tecendo comentários a respeito. Felicitou sua companheira de Chapa, Vereadora Michelle Cabral. Acredita que o Prefeito Fernandinho Graça fará um Governo infinitamente melhor do que o primeiro, pois já colocou a Casa em dia, e já sedimentou os alicerces da mesma.

O Vereador Silvio Rogério Furtado da Graça (Silvio Graça) cumprimentou a todos. Parabenizou todos os Vereadores que se reelegeram e os novatos que virão para essa Casa, na próxima gestão. Disse que o que foi feito nessa gestão, do trabalho dos doze Vereadores, já foi sedimentado, porque já se oficializou uma nova maneira de se fazer política, principalmente dentro do Poder Legislativo Valenciano. Falou que nunca existiu qualquer tipo de pressão conforme existia nos mandatos passados. Deu um voto de pesar a todos que venderam seu voto. Acha que precisam de certa forma, fazer com que essa prática seja mais divulgada, para poder impedir essa situação, e fazer a diferença nos dias que precedem a eleição. Parabenizou o Prefeito Fernandinho Graça, por uma eleição disputada e onde a cidade, praticamente, foi dividida ao meio, mas o mesmo convenceu a maioria da população que ele estava certo. Disse que se não houvesse a seriedade com o dinheiro público Valença não iria para o lugar certo. Falou que o Prefeito está com uma Prefeitura pronta, os caminhões prontos, o maquinário pronto e tudo pronto, para fazer, sem dúvida nenhuma, a melhor gestão que Valença já teve. Considera o Fernandinho Graça um dos maiores administradores que essa cidade já teve.

Nada mais havendo a tratar, o Exmo. Sr. Presidente em exercício, Rafael de Oliveira Tavares, encerrou a sessão. Eu, , Rosângela Maria Garcia Farany, Agente Técnico Legislativo, que redigi e digitei. E eu, , Rafael de Oliveira Tavares, Presidente em exercício, subscrevo. Valença-RJ, 19 de Novembro de 2020.