27a. Reunião Ordinária - Dia 15 de julho de 2020

por vla última modificação 02/09/2020 11h29
Ata da Vigésima Sétima Reunião da Quarta Sessão Ordinária do Oitavo Período da Décima Oitava Legislatura, realizada no dia 15 de Julho de 2020.

Aos quinze dias do mês de julho do ano de dois mil e vinte, às dezoito horas, nesta cidade de Valença, Estado do Rio de Janeiro, em sua sede à Praça XV de Novembro, 676, na sala do Plenário, reuniram-se à Câmara Municipal de Valença, sob a Presidência do Exmo. Sr. Vereador Fábio Antônio Pires Jorge, os Exmos. Edis: David Barbosa Nogueira, Marcelo Moreira de Oliveira, Marcos da Silva Marques, Michelle Vieira Cabral da Silva, Paulo Celso Alves Pena, Rafael de Oliveira Tavares e Silvio Rogério Furtado da Graça.

Em seguida, o Senhor Presidente convidou a todos para rezarem a oração do Pai Nosso.

Iniciando o expediente, o Presidente Fábio Antônio Pires Jorge fez a chamada dos Srs. Vereadores, respondendo a presença os Exmos. Edis: David Barbosa Nogueira, Fábio Antônio Pires Jorge, Marcelo Moreira de Oliveira, Marcos da Silva Marques, Michelle Vieira Cabral da Silva, Paulo Celso Alves Pena, Rafael de Oliveira Tavares e Silvio Rogério Furtado da Graça. A Vereadora Fabiani Medeiros Silva e o Vereador Pedro Paulo Magalhães Graça, por serem do grupo de risco, estavam participando da reunião on-line. O Vereador Aloysio Saulo Maria Infante de Jesus Breves Beiler justificou sua ausência em razão de compromisso inadiável, assumido anteriormente, na cidade do Rio de Janeiro. O Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva justificou sua ausência devido a compromisso profissional de emergência.

Havendo quórum legal, o Presidente Fábio Antônio Pires Jorge iniciou a leitura do expediente, que constou do seguinte: Dispensa da leitura da ata da sessão ordinária do dia 08/07/2020 e aprovação da mesma, passando a leitura ao 1o. Secretário, Rafael de Oliveira Tavares.

Ofício no. 001/2020, do Gabinete do Vereador Marcelo Moreira de Oliveira (Marcelo Santa Isabel), ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Valença, Fábio Antônio Pires Jorge, solicitando a retificação na Moção de Aplausos apresentada na sessão plenária do dia 24 de junho, pois a mesma se dá pela supressão do parágrafo 5o da justificativa, uma vez que muitos outros grupos de pessoas estão engajados na parceria para a confecção de máscaras, de forma voluntária, e não seria justo não aplaudir a todos.

Ofício da UNIFAA – Hospital Escola de Valença, sobre recomendações para o paciente no domicílio, novo Coronavírus – Covid-19.

Ofícios nos 276, 276(1), 285, 289, 295 e 296/2020/GAB/PMV-RJ, do Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, em resposta aos requerimentos dos senhores Vereadores.

Ofício no. 56/2020, do Gabinete de Crise/FMS, em resposta à indicação no. 156/2020, do Vereador Rafael de Oliveira Tavares.

Ofício no. 012/2020, da ACIVA – Associação Comercial e Industrial de Valença, em resposta ao ofício no. 200/2020, referente ao requerimento no. 109/2020, da Vereadora Fabiani Medeiros Silva.

Ofício no. 0017/2020/SMSPDC/PMV, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Defesa Civil, referente ao ofício no. 215/2020, em resposta ao requerimento no. 111/2020.

Ofício no. 053/PMV/SecAd/2020, da Secretaria Municipal de Administração, em atenção ao requerimento no. 130/2020, enviando o parecer da Procuradoria Jurídica do Município, no que se refere ao reajuste dos servidores municipais.

Projeto de Lei Ordinária no. 40/2020, de 15/07/2020, origem Mensagem no. 36/2020 do Poder Executivo, com pedido de urgência, que define e regula critérios dos benefícios eventuais, no âmbito da Política Pública Municipal de Assistência Social e dá outras providências. O referido projeto será encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação para exarar parecer.

Requerimento no. 145/2020, de 15/07/2020, do Vereador Marcos da Silva Marques, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando as devidas informações, detalhadamente, sobre a iluminação pública da Av. do Contorno: 1- A referida obra foi licitada, e se positivo, enviar as cópias dos orçamentos com custo; 2- Qual empresa ganhou o certame; 3- Enviar cópias de toda documentação utilizada (certidões, contratos sociais, alterações contratuais e etc...) pela empresa que ganhou o certame, bem como a mesma documentação e os orçamentos das outras empresas que participaram; 4- Enviar a ata inicial e final do processo licitatório; 5- Se a obra estiver sendo feita por mão de obra própria, como foi adquirido o material para a mesma (enviar o processo de compra dos devidos materiais), ex: como metragem de fios usados, quantos braços de luz e quantos postes foram usados ao longo de toda obra e outros materiais usados. Sem que ninguém quisesse discutir, o mesmo foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Requerimento no. 146/2020, de 15/07/2020, da Vereadora Fabiani Medeiros Silva, à Viação Senhor dos Passos, com cópia à Coordenadoria de Trânsito e ao Conselho Municipal de Transporte Público, solicitando a regularização do horário da linha de ônibus que atende as localidades de Alberto Furtado, Coroas e Chalé. Sem que ninguém quisesse discutir, o mesmo foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Requerimento no. 147/2020, de 15/07/2020, da Vereadora Fabiani Medeiros Silva, em caráter de urgência, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça e à Secretária Municipal de Saúde, Dra. Soraia Furtado da Graça, reiterando a solicitação de envio da relação completa, atualizada e discriminada dos servidores que prestam serviço a esta administração pública através de contrato com a Cruz Vermelha, constando o nome do funcionário, o cargo que ocupa, onde trabalha e o salário. Sem que ninguém quisesse discutir, o mesmo foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Requerimento no. 148/2020, de 15/07/2020, da Vereadora Fabiani Medeiros Silva, em caráter de urgência, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça e à Secretária Municipal de Saúde, Dra. Soraia Furtado da Graça, reiterando a solicitação de envio da relação completa, atualizada e discriminada de todos os repasses e pagamentos feitos à Fundação Educacional Dom André Arcoverde/UNIFAA/Hospital Escola Luiz Gioseffi Jannuzzi/Hospital Maternidade, efetuados no período de 02/01/2017 até a presente data. Sem que ninguém quisesse discutir, o mesmo foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Requerimento no. 149/2020, de 15/07/2020, do Vereador David Barbosa Nogueira, em regime de urgência, ao Exmo. Sr. Deputado Federal, Hugo Leal, solicitando que interceda junto à Superintendência da Caixa Econômica Federal, do Estado do Rio de Janeiro, com objetivo de obter a liberação de recursos para o início da obra de reforma da quadra poliesportiva do Bairro Biquinha. Sem que ninguém quisesse discutir, o mesmo foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Requerimento no. 150/2020, de 15/07/2020, do Vereador Fábio Antônio Pires Jorge, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando a composição de parceria junto a essa Casa Legislativa, visando o apoio de extrema urgência aos alunos da rede pública de ensino, devido à mudança da rotina escolar no período de distanciamento social. Sem que ninguém quisesse discutir, o mesmo foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Requerimento no. 151/2020, de 15/07/2020, do Vereador Marcelo Moreira de Oliveira, ao Sr. Uruan Cintra de Andrade, Diretor de Obras e Conservação do DER/RJ, solicitando que seja verificada a possibilidade de reparo urgente no acostamento da RJ-153, próximo ao km 28, em direção à Comunidade de São Bento, pertencente ao Distrito de Santa Isabel do Rio Preto, Valença/RJ. Sem que ninguém quisesse discutir, o mesmo foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Indicação n°. 178/2020, de 15/07/2020, do Vereador Silvio Rogério Furtado da Graça, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que encaminhe a mesma ao Secretário Municipal de Serviços Públicos e Defesa Civil, Carlos Henrique Barros Machado, para que providencie, com a utilização da mão de obra pertencente à equipe de manutenção da Subprefeitura do Distrito de Pentagna, o serviço de capina e limpeza geral da área externa da Escola Municipal João Esteves, no referido distrito.

Indicação n°. 179/2020, de 15/07/2020, do Vereador Marcos da Silva Marques, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, com cópia à Secretaria de Trânsito, no sentido de providenciar a instalação de dois redutores de velocidade (quebra-molas), no Bairro Parque Pentagna, na Rua Jerônimo Farina, próximo ao Espaço Viver, e o outro em frente ao no. 299, na Sede do Município de Valença/RJ.

Indicação n°. 180/2020, de 15/07/2020, do Vereador Marcos da Silva Marques, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, com cópia ao Secretário Municipal de Serviços Públicos e Defesa Civil, Carlos Henrique Barros Machado, no sentido de providenciar a instalação de iluminação pública, com postes e braços de luz, ao longo da Av. Nestor Ribeiro (Av. do Contorno), no Distrito de Conservatória.

Indicação n°. 181/2020, de 15/07/2020, do Vereador David Barbosa Nogueira, em caráter de urgência, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que viabilize através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Defesa Civil, as melhorias e recapeamento ou operação tapa-buracos na Rua Carlos Jannuzzi, no Bairro Jardim Valença.

Indicação n°. 182/2020, de 15/07/2020, do Vereador David Barbosa Nogueira, em caráter de urgência, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que realize o reparo do buraco aberto pela equipe da PMV, na Rua Yolanda Carneiro, no Bairro São José das Palmeiras.

Indicação n°. 183/2020, de 15/07/2020, do Vereador Rafael de Oliveira Tavares, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que viabilize através do Gabinete de Crise, junto à Comissão de Trânsito, o uso de termômetro para medir a temperatura dos passageiros no embarque e desembarque da linha Valença x Juparanã.

Indicação n°. 184/2020, de 15/07/2020, do Vereador Rafael de Oliveira Tavares, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que viabilize através do departamento/secretaria competente, um relógio digital grande e faça a manutenção do chão onde os ônibus estacionam para embarque e desembarque na Rodoviária Floriano Sobral.

Indicação n°. 185/2020, de 15/07/2020, do Vereador Pedro Paulo Magalhães Graça, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que viabilize através do setor responsável, a cobertura do ponto de ônibus localizado na Rua Otorino Rodigheri, no Bairro Cambota.

Indicação n°. 186/2020, de 15/07/2020, do Vereador Marcelo Moreira de Oliveira, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que seja verificada a possibilidade de enviar um Engenheiro da Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, para avaliar a situação e, se possível, proceder a recuperação da ponte sobre o Rio São Fernando, de aproximadamente 15 metros, na região da antiga Fazenda São João, hoje Sítio do Chalé, no Distrito de Santa Isabel do Rio Preto.

Indicação n°. 187/2020, de 15/07/2020, do Vereador Silvio Rogério Furtado da Graça, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que encaminhe a mesma ao Secretário Municipal de Governo, Sr. Hiram de Avellar Pinto Júnior, para viabilizar um ramal de transmissão de sinal de internet, via cabo, na localidade de Santa Inácia.

Indicação n°. 188/2020, de 15/07/2020, do Vereador Silvio Rogério Furtado da Graça, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que encaminhe a mesma à Secretária Municipal de Saúde, Dra. Soraia Furtado da Graça, para que viabilize a possibilidade da instalação de uma Academia de Saúde, na praça em frente à igrejinha local, mais precisamente na Rua Boaventura, na localidade conhecida como Canteiro de Baixo.

Indicação n°. 189/2020, de 15/07/2020, do Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que viabilize junto à Secretaria competente, a criação de três vagas para carga e descarga, na Rua do Barroso, no. 286, de segunda a sábado, em horário comercial. Todas as Indicações foram deferidas pela Presidência e serão encaminhadas aos órgãos competentes.

Logo após, o Senhor Presidente Fábio Antônio Pires Jorge passou o uso da Tribuna aos Senhores Vereadores, por sistema de rodízio.

O Vereador Paulo Celso Alves Pena (Celsinho do Bar) cumprimentou a todos. Fez menção às queimadas, dizendo que já estão começando a acontecer em nossa cidade. Falou que não sabe para que plantar, se deixam queimar o que tem. Comentou sobre a limpeza das valetas, dizendo que deveria ser feita duas ou três vezes por ano.

O Vereador Pedro Paulo Magalhães Graça (Pedro Graça) cumprimentou a todos. Comentou sobre uma notícia postada nas redes sociais, onde diz que Valença consta em 8o. lugar em situação de tratamento do covid-19, dentro do Estado do Rio de Janeiro; disse que essa notícia retrata a responsabilidade do Governo Fernandinho Graça, junto com essa Casa Legislativa; fez menção ao convênio desse Governo com a UNIFAA; falou que ficou muito feliz em dar essa notícia e de participar desse Governo responsável. Disse que as eleições estão se aproximando e observa muitas pessoas nas redes sociais, trazendo soluções, que não podem executar; pediu atenção da população para essas informações e situações que circulam nas redes sociais, pois é preciso que olhe a realidade. Falou que hoje é um dia muito importante, porque o Presidente Jair Bolsonaro sancionou o Marco Regulatório, uma lei de muita importância, que vem para mudar a “cara” desse país, mas se não tiver um gestor (um Prefeito e uma Câmara) de responsabilidade, as coisas na vão acontecer, pois é preciso ter vontade, determinação e conhecimento. Disse que o Prefeito Fernandinho Graça está se preparando para assumir um grande compromisso com a população de Valença, em cima desse Marco Regulatório, que é transformar esses últimos quarenta em anos, em quatro anos.

O Vereador Rafael de Oliveira Tavares (Professor Rafael) cumprimentou a todos. Disse que não pode deixar de começar sua fala hoje sobre o assunto “exposedfilipinho”, que foi o caso da Bruna Farani, mais um caso de violência contra a mulher, sendo que esse foi um crime digital, de suborno, de coação e saiu até no Programa da Fátima Bernardes. Lembrou do crime contra a Adélia, que infelizmente perdeu a visão. Fez menção à Karen, do Bairro Chacrinha, que graças a Deus está em casa. Comentou sobre a lei de sua autoria, que proíbe o agressor condenado da Lei Maria da Penha assumir um cargo de confiança na Prefeitura e na Câmara. Disse que as pessoas podem lhe chamar de tudo, mas só não podem lhe chamar de duas coisas: de omisso e de corrupto. Falou que o fato é que as pessoas não gostam de acreditar que ele foi um bom Vereador, que fiscalizou e discutiu orçamento público, entre outras coisas. Comentou que essa semana esteve visitando Alberto Furtado e Osório, dizendo que vai onde a população lhe chama. Mencionou que também foi ao Bairro Santa Maria, na Rua das Orquídeas. Avisou aos seus eleitores que não vai fazer reunião na casa de ninguém, porque hoje o Brasil atingiu setenta e cinco mil mortes. Disse que o processo democrático eleitoral é apenas uma consequência do que você foi nos últimos quatro anos. Trouxe alguns dados do Distrito de Barão de Juparanã e de Valença: informou que em Valença as taxas de letalidade e mortalidade do covid-19 foram as melhores do Estado do Rio de Janeiro e da região do Médio Paraíba. Acha que isso é fruto de uma gestão séria e ousada. Com relação ao Distrito de Barão de Juparanã, informou que do dia 24 de junho ao dia 03 de julho houve um aumento de 49% dos casos no referido distrito; disse que no momento que a Prefeitura restringiu, do dia 06 a 19 de julho, foram apenas 9% de casos, ou seja, a medida foi eficaz. Rendeu homenagem a todos os profissionais de saúde, que estão na linha de frente, seja do hospital, seja do Poder Público e seja da iniciativa privada.

O Vereador Silvio Rogério Furtado da Graça (Silvio Graça) cumprimentou a todos. Parabenizou toda a equipe de saúde do nosso município, na pessoa da Secretária Dra. Soraia, da Vera Lúcia e do Omar, que estão sendo de grande valia no momento dessa pandemia, pelos números informados pelo Vereador Prof. Rafael; disse que os números comprovam que o serviço que foi feito deu resultado. Parabenizou também toda a equipe do Hospital Escola e as equipes dos Postos de Saúde. Falou que não pode deixar de falar, de maneira nenhuma, desse terrível fato que aconteceu no Município de Valença, na penúltima quarta-feira, quando aconteceu a votação da contas do Prefeito Municipal de Valença; parabenizou e convocou seus pares, dizendo que têm a obrigação de proteger essa Casa, pois um amigo Vereador estava envolvido nessa situação e, valente e corajosamente denunciou, comprovadamente, uma tentativa de fraude e de suborno, para que ele votasse contra o Prefeito; disse que isso é um fato que não pode passar em branco nessa Casa; falou que os Vereadores têm, junto com a Assessoria Jurídica, que dar as mãos ao Dr. Saulo; disse que o que o Dr. Saulo fez foi um fato de valentia e hombridade, comprovando diretamente com o candidato a Prefeito da oposição, Sr. Fábio Ramos e o Vice-Prefeito, Sr. Cyro Guimarães; disse que não entende por que não houve uma divulgação dentro dos órgãos da imprensa, à altura do fato. Comentou que recebeu hoje a visita do Diretor do INEA, do Parque Estadual da Serra da Concórdia, na sede de Juparanã, Mauricinho Macedo, tecendo comentários a respeito.

O Vereador David Barbosa Nogueira (David Nogueira) cumprimentou a todos. Corroborou o que já foi dito pelos Vereadores Pedro Graça, Prof. Rafael e Silvio Graça, dizendo que além dos números do covid-19, Valença ficou em primeiro lugar numa pesquisa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, em transparência, o que mostra o comprometimento e, principalmente, mostra o perfil que o Prefeito Fernandinho Graça está na gestão do Município de Valença. Informou que o Município de Valença é o 15o em DH do Estado do Rio de Janeiro, isto é, Valença é a 15a melhor cidade de se viver do referido Estado; mencionou que isso tudo precisa ser dito num momento que nós passamos talvez pela pior crise da história recente do nosso país e do mundo; disse que o nosso município conseguiu manter a dignidade, os pagamentos e conseguiu manter em dia toda a parte de credores. Falou que precisa trazer os ares das boas novas e trazer os ares do que é bom, para que a cidade possa refletir num momento em que o cargo do Prefeito é tão cobiçado, e a cobiça tem levado as pessoas a cometerem atos insanos e atos não tão aceitáveis, como já ditos pelo Vereador Silvio Graça. Falou que vai chegar um expediente oficial nessa Casa, da Associação Brasileira das Câmaras de Vereadores, onde é Diretor da nossa região (Região Centro-Sul Fluminense), que está à disposição do Vereador Dr. Saulo, para protegê-lo e trabalhar junto com o mesmo, na manutenção e da lisura do inquérito policial; explicou que a função institucional da ABRACAM é dar suporte aos Vereadores e fazer com que a função do Vereador possa ser cada vez mais dignificada. Falou que não pode esquecer do nível de infecção dos funcionários do Hospital Escola, que tem mais de 700 funcionários, e o índice de infecção do Hospital foi o melhor de todo o Estado do Rio de Janeiro. Disse que Valença tem enfrentado o covid de forma muito pró-ativa e muito positiva. Falou que vai se orgulhar de ter sido um Vereador colaborativo, dentro dos limites, do pior momento, das piores crises de desemprego e da pior crise financeira dos últimos dez anos. Reiterou sobre o zelo que o Hospital Escola está tendo com seus funcionários. Fez menção à obra que está sendo feita, em parceria com o Prefeito Fernandinho Graça, na Creche da Biquinha, tecendo comentários a respeito. Comentou que as obras da UBS do Bairro São José das Palmeiras também estão a pleno vapor; acredita que a UBS será inaugurada em agosto; fica muito orgulhoso disso, pois nesse mesmo compasso, será feita a troca do parquinho do Bar do Bacana. Teceu comentários sobre o requerimento que apresentou hoje, ao Deputado Federal, Hugo Leal, solicitando que interceda junto à Superintendência da Caixa Econômica Federal, do Estado do Rio de Janeiro, com objetivo de obter a liberação de recursos para o início da obra de reforma da quadra poliesportiva do Bairro Biquinha. Teceu comentários também sobre as duas indicações que apresentou hoje. Disse que vai deixar para falar sobre o Marco Regulatório na próxima sessão.

O Vereador Fábio Antônio Pires Jorge (Fabio Antônio) cumprimentou a todos. Disse que não poderia deixar de comentar os bons índices que a parte da saúde de todos os segmentos do Município de Valença tem trabalhado em prol disso, parabenizando a todos. Acha que não podem, de forma alguma, perder tudo que foi construído, destacando o belo trabalho que teve das barreiras sanitárias no Município de Valença, sugerindo a continuação das mesmas. Registrou que desde o primeiro dia (dia 17 de março), quando foram tomadas medidas de precaução, até hoje, não teve uma pessoa contaminada com covid-19 nessa Casa Legislativa. Explicou que essa Casa Legislativa não parou de trabalhar, mas diminuiu o volume de circulação dentro da mesma e tomou suas medidas. Informou que a Mesa Diretora dessa Casa adquiriu uma máquina, que está higienizando os espaços da Câmara. Relatou que também é um lutador pela bandeira do combate à violência doméstica contra a mulher; disse que desde o início da legislatura passada vem brigando muito por essa bandeira e lutando muito em defesa da mulher agredida; disse que já vem conversando com o Prefeito sobre a possibilidade da criação de uma casa de acolhida a essas mulheres agredidas; falou que é o autor da Lei Municipal Patrulha Maria da Penha; conseguiu um NUAM – Núcleo de Atendimento à Mulher Agredida dentro de nosso município e funciona muito bem. Relatou o trabalho que o Prefeito Fernandinho Graça tem feito no município, indo de encontro a um Governador omisso no sul fluminense e omisso nos seus afazeres, citando as estradas abandonadas; parabenizou o Prefeito Fernandinho Graça; mencionou que o Prefeito Fernandinho Graça, juntamente com a Subprefeitura de Conservatória, já “costurou” toda a Estrada do Turvo, limpando das bocas de bueiro e já fez um trabalho brilhante na Divisa do Contorno, todos esses trechos de obrigatoriedade do DER. Informou que o Prefeito Fernandinho Graça já iniciou toda a roçada da estrada Conservatória x Santa Isabel do Rio Preto. Mostrou sua satisfação e alegria na visita que fez, e às informações que vem recebendo, das instituições que cuidam da educação especial do Município de Valença (CIMEE e APAE), que pioneiramente no País recebem repasse direto de um prestador de serviço (estacionamento rotativo).

O Vereador Marcelo Moreira de Oliveira (Marcelo Santa Isabel) cumprimentou a todos. Comentou que na semana passada foi o dia da padroeira de Santa Isabel, e teve a missa com o Bispo Dom Nelson, com o Padre Geraldo Magela e outros padres de outros distritos, dizendo que foi muito gratificante ter participado daquela missa. Mencionou que há três semanas encontrou o Deputado Federal Luiz Antônio, que firmou o compromisso de fazer uma Emenda Parlamentar, em Brasília, no valor de um milhão de reais, para dar acessibilidade e uma melhoria na qualidade de vida dos moradores dos dois morros do Distrito de Santa Isabel (Morro São Sebastião e Morro o Cruzeiro), mas descobriu que o Governo Federal não pode investir nos morros do referido distrito porque é uma área da Mitra Diocesana. Comentou que na semana passada, por ocasião da missa, conversou com o Prefeito e com o Vice-Prefeito, e o Bispo Dom Nelson falou que doa os dois morros para a comunidade de Santa Isabel, e é só o Jurídico da Prefeitura fazer um documento pertinente e levar, que ele assina; falou que foi um momento de alegria pós aquela missa; disse que surgiu uma esperança para aquele distrito, que durante muitos anos, foi muito esquecido. Mencionou que isso vai de contrapartida ao Governo do nosso Prefeito, que regularizou o CAUC, fez reparcelamento e alinhou todas as Pastas da Prefeitura e hoje o município pode receber esse recurso federal. Agradeceu ao Deputado, por esse compromisso que assumiu em 2018. Comentou que está na luta para a reforma da rodoviária de Santa Isabel e já está conversando com o Deputado André Corrêa, que voltou agora; disse que já era para a referida rodoviária estar no mesmo padrão da rodoviária de Conservatória e de Barão de Juparanã, que estão reformadas.

O Vereador Celsinho do Bar pediu um aparte. Parabenizou o Vereador Marcelo, que está nessa Casa há oito anos e sempre lutando pelo Distrito de Santa Isabel.

O Vereador Marcos da Silva Marques (Marquinho da Saúde) cumprimentou a todos. Elogiou a qualidade dos equipamentos adquiridos e a transmissão da sessão; agradeceu o empenho de toda a equipe. Teceu comentários sobre as indicações que apresentou hoje: em uma solicitou a instalação de dois redutores de velocidade (quebra-molas), no Bairro Parque Pentagna, na Rua Jerônimo Farina, próximo ao Espaço Viver, e o outro em frente ao no. 299, na Sede do Município de Valença/RJ; e a outra solicitação que fez foi a instalação de iluminação pública, com postes e braços de luz, ao longo da Av. Nestor Ribeiro (Av. do Contorno), no Distrito de Conservatória. Parabenizou a equipe de saúde de Valença, pois tem feito um trabalho muito bom. Teceu comentários também sobre o requerimento que apresentou, solicitando informações, detalhadamente, sobre a iluminação pública da Av. do Contorno, na sede do município. Reiterou que está muito boa a transmissão hoje e espera que isso continue.

A Vereadora Michelle Vieira Cabral da Silva (Michelle Cabral) cumprimentou a todos. Endossou as palavras do Vereador Marquinho da Saúde, parabenizando essa Casa e o Presidente, pela transmissão da sessão, que está acontecendo sem problemas. Agradeceu aos funcionários que se empenharam e ao Presidente Fábio Antônio.

O Vereador Silvio Graça prestou um voto de pesar pelo falecimento do amigo Beto, que é pai do companheiro Tatoo Stivanin.

O Presidente em exercício, Rafael de Oliveira Tavares, acatou o voto de pesar. Logo após o uso da Tribuna, passou-se para a Ordem do Dia.

O Presidente em exercício, Rafael de Oliveira Tavares, fez a chamada dos Srs. Vereadores, respondendo a presença os Exmos. Edis: David Barbosa Nogueira, Marcelo Moreira de Oliveira, Marcos da Silva Marques, Michelle Vieira Cabral da Silva, Paulo Celso Alves Pena, Rafael de Oliveira Tavares e Silvio Rogério Furtado da Graça. A Vereadora Fabiani Medeiros Silva e o Vereador Pedro Paulo Magalhães Graça estavam on-line. Ausentes os Vereadores Aloysio Saulo Maria Infante de Jesus Breves Beiler, Fábio Antônio Pires Jorge e Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva.

Em primeira discussão o Projeto de Lei Ordinária no. 17/2020, de 20/02/2020, do Vereador Aloysio Saulo Maria Infante de Jesus Breves Beiler, que atribui nome de UBS Edson de Ávila, à Unidade Básica de Saúde do Bairro Chacrinha, localizada na Rua José Tabet, no. 177, Chacrinha, e dá outras providências. Sem que ninguém quisesse discutir, o projeto será encaminhado para segunda discussão e votação na próxima sessão, dia 22/07/2020.

Nada mais havendo a tratar, o Exmo. Sr. Presidente em exercício, Rafael de Oliveira Tavares, encerrou a sessão. Eu, , Rosângela Maria Garcia Farany, Agente Técnico Legislativo, que redigi e digitei. E eu, , Rafael de Oliveira Tavares, Presidente em exercício, subscrevo. Valença-RJ, 15 de Julho de 2020.