25ª Sessão Ordinária - Dia 07 de maio de 2019

por vla última modificação 14/05/2019 09h31
Ata da Vigésima Quinta Reunião da Terceira Sessão Ordinária do Quinto Período da Décima Oitava Legislatura, realizada no dia 07 de Maio de 2019.

Aos sete dias do mês de maio do ano de dois mil e dezenove, às dezoito horas, nesta cidade de Valença, Estado do Rio de Janeiro, em sua sede à Praça XV de Novembro, 676, na sala do Plenário, reuniram-se à Câmara Municipal de Valença, sob a Presidência do Exmo. Sr. Vereador Fábio Antônio Pires Jorge, os Exmos. Edis: Aloysio Saulo Maria Infante de Jesus Breves Beiler, David Barbosa Nogueira, Fabiani Medeiros Silva, Marcelo Moreira de Oliveira, Marcos da Silva Marques, Michelle Vieira Cabral da Silva, Paulo Celso Alves Pena, Pedro Paulo Magalhães Graça, Rafael de Oliveira Tavares, Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva e Silvio Rogério Furtado da Graça.

Em seguida, o Senhor Presidente convidou a todos para rezarem a oração do Pai Nosso.

Iniciando o expediente, o Presidente Fábio Antônio Pires Jorge fez a chamada dos Srs. Vereadores, respondendo a presença os Exmos. Edis: Aloysio Saulo Maria Infante de Jesus Breves Beiler, David Barbosa Nogueira, Fabiani Medeiros Silva, Fábio Antonio Pires Jorge, Marcelo Moreira de Oliveira, Marcos da Silva Marques, Michelle Vieira Cabral da Silva, Paulo Celso Alves Pena, Pedro Paulo Magalhães Graça, Rafael de Oliveira Tavares, Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva e Silvio Rogério Furtado da Graça.

Havendo quorum legal, o Presidente Fábio Antônio Pires Jorge iniciou a leitura do expediente, que constou do seguinte: Dispensa da leitura da ata da sessão do dia 02/05/2019 e aprovação da mesma, passando a leitura ao 1o. Secretário, Rafael de Oliveira Tavares.

Ofício no. 007/2019, do Vereador Pedro Paulo Magalhães Graça, solicitando o encaminhamento do ofício referente a intermediar uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Valença e o setor privado, para que seja disponibilizado um funcionário do setor privado ou o pagamento de um funcionário de manutenção, que ficará alocado na Praça da Juventude, localizada em Parapeúna, 5o. Distrito de Valença, para o Sr. Fernando Sgaviolli Ribeiro, da Vale S/A.

Convite da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação de Saúde Mental do Município de Valença/RJ, para o I Fórum Inter- Institucional de Saúde Mental de Infância e Adolescência do Município de Valença/RJ, que será realizado no dia 09/05/2019, de 15 às 17 horas, no Auditório Raimundo Muniz de Araújo (Raimundão), situado à Rua Cel. Leite Pinto, no. 20 – Pça. Nossa Sra. da Glória, anexo ao Hospital Escola.

Convite do Comandante do 1o. Esquadrão de Cavalaria Leve (Amv) – “Esquadrão Tenente Amaro”, Tenente-Coronel Ângelo Moreira Carnaval, para a solenidade em comemoração ao Dia da Vitória, Dia da Cavalaria e Entrega da Boina Bege, que ocorrerá no dia 10/05/2019 (sexta-feira), a partir das 9h45m, no 1o. Esquadrão de Cavalaria Leve, situado na Rua Comendador Antônio Jannuzzi, no. 415, Bairro Belo Horizonte.

Convite da Chinezinho, para um café da manhã, que acontecerá no dia 08/05/2019, às 9 horas.

Lembrete para o uso da tribuna livre, no dia 14/05/2019 (terça-feira), do Sr. Everton Mattos, sobre o seguinte tema: Viabilidade turística de Valença (presença de empresários do ramo hoteleiro).

Ofício no. 283/2019/GAB/PMV-RJ, do Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, em resposta ao requerimento no. 89/2019, de autoria do Vereador David Nogueira.

Requerimento n°. 137/2019, de 07/05/2019, da Vereadora Fabiani Medeiros Silva, em caráter de urgência, ao Comandante da 3a. Cia. de Polícia Valença/RJ – 2o. Tenente Rafael Estevam Iglesias de Freitas, solicitando a permanência do Destacamento de Policiamento Ostensivo – DPO, no Distrito de Conservatória. Sem que ninguém quisesse discutir, o mesmo foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Requerimento n°. 138/2019, de 07/05/2019, do Vereador Fábio Antônio Pires Jorge, ao Major Renato Terra Passos Rieger, solicitando que sejam vistoriados e testados os dois hidrantes existentes em Valença (Sede) situados na Av. Nilo Peçanha, 118, Centro (em frente à Lojas Cem) e na Rua Raphael Jannuzzi, 90, Centro (rua da loja Levi Móveis, em frente ao Boteco). Sem que ninguém quisesse discutir, o mesmo foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Requerimento n°. 139/2019, de 07/05/2019, do Vereador Silvio Rogério Furtado da Graça, ao Presidente da Fundação DER/RJ, Sr. Uruan Cintra de Andrade, solicitando que determine a instalação de semáforos nos dois pontos de acesso ao Viaduto do Desengano, na localidade de Juparanã, 2o. Distrito de Valença, que deverão funcionar diariamente entre as 6 e 18 horas, permanecendo inoperante no restante do tempo, por motivo de segurança dos passantes, visto a falta completa de policiais no local, durante a noite e madrugada. Sem que ninguém quisesse discutir, o mesmo foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Requerimento n°. 140/2019, de 07/05/2019, do Vereador Fábio Antônio Pires Jorge, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que não sejam mudados os nomes da Ruas Lourenço Jannuzzi e Rozendo, no Bairro São Cristóvão. Sem que ninguém quisesse discutir, o mesmo foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Requerimento n°. 141/2019, de 07/05/2019, do Vereador Rafael de Oliveira Tavares, ao Exmo. Juiz da Família, da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de Valença, Dr. Daniel Konder de Almeida, solicitando um relatório com informações sobre o número de inspeções a boates, clubes e bares, realizadas no Município de Valença, no ano de 2019, bem como a possibilidade desse parlamentar, que faz parte da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara de Vareadores, atuar em consonância com o Comissariado de Justiça da Infância, da Juventude e o Conselho Tutelar, no que diz respeito a ações, com o intuito de coibir o consumo de bebidas alcoólicas, entrada em horários inadequados, a fim de evitar que cenas iguais a que o Município de Valença vivenciou no último dia 05/05 se repitam. O Vereador Saulo Corrêa solicitou discussão, sendo marcada para a próxima sessão, dia 09/05/2019.

Requerimento n°. 142/2019, de 07/05/2019, do Vereador Rafael de Oliveira Tavares, ao Exmo. Dr. Presidente da Câmara Municipal de Valença, Fábio Antônio Pires Jorge, solicitando o envio de Moção de Aplausos com votos de congratulações à equipe Estratégia de Saúde da Família da Unidade localizada no Bairro Jardim Valença, em especial a todos os Agentes Comunitários de Saúde. Sem que ninguém quisesse discutir, o mesmo foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Requerimento n°. 143/2019, de 07/05/2019, do Vereador Rafael de Oliveira Tavares, à Secretária Municipal de Saúde, Dra. Soraia Furtado da Graça, solicitando um relatório contendo a relação dos profissionais da área médica que foram desligados ou pediram demissão de todas as unidades de saúde da Atenção Básica, nos últimos 12 meses. O Vereador Pedro Graça solicitou discussão, sendo marcada para a próxima sessão, dia 09/05/2019.

Requerimento n°. 144/2019, de 07/05/2019, da Vereadora Michelle Vieira Cabral da Silva, à Secretária Municipal de Saúde, Dra. Soraia Furtado da Graça, solicitando as seguintes informações sobre a falta de médicos em cinco unidades de saúde: 1- quais são as cinco unidades que estão sem assistência médica; 2- qual a previsão para regularização desse serviço. Sem que ninguém quisesse discutir, o mesmo foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Requerimento n°. 145/2019, de 07/05/2019, do Vereador Fábio Antônio Pires Jorge, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, com cópia à Secretária Municipal de Administração, Denise de Jesus Silva Souza, solicitando que seja enviada para a Câmara Municipal, em tempo hábil, a proposta para reajuste dos servidores públicos municipais. Sem que ninguém quisesse discutir, o mesmo foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Indicação n°. 238/2019, de 07/05/2019, do Vereador David Barbosa Nogueira, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Defesa Civil, providencie uma revisão geral dos postes e troca de lâmpadas em todo o Bairro São José das Palmeiras.

Indicação n°. 239/2019, de 07/05/2019, da Vereadora Fabiani Medeiros Silva, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça e ao Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Hélio Lemos Suzano Júnior, solicitando a limpeza paisagística, manutenção e restauração da pavimentação (aproximadamente 600 metros), da Rua José Ferreira Borges, próximo ao no. 656, em Conservatória.

Indicação n°. 240/2019, de 07/05/2019, da Vereadora Fabiani Medeiros Silva, ao Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Rômulo Milagres, solicitando apoio logístico, para que jovens dos Distritos de Conservatória e Santa Isabel possam participar do Programa Visita RJ.

Indicação n°. 241/2019, de 07/05/2019, do Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que viabilize junto à Secretaria responsável, que seja efetuada a troca de lâmpadas em três postes localizados na Rua do Ipês, próximo ao no. 300, no Bairro Spalla II.

Indicação n°. 242/2019, de 07/05/2019, do Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que viabilize junto à Secretaria responsável, melhorias, como também um possível calçamento e pavimentação na rua que liga o Bairro Spalla I ao Spalla II.

Indicação n°. 243/2019, de 07/05/2019, do Vereador Marcelo Moreira de Oliveira, em caráter de urgência, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que proceda a remoção de algumas árvores localizadas na Rua Olímpia Junqueira, próximas à residência de no. 180, no Distrito de Santa Isabel do Rio Preto.

Indicação n°. 244/2019, de 07/05/2019, da Vereadora Michelle Vieira Cabral da Silva, ao Secretário Municipal de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Gomes da Graça, solicitando providências quanto à cobrança da posse responsável dos cavalos soltos diariamente no Bairro Laranjeiras, revirando lixo e podendo vir a causar sérios danos à saúde dos mesmos, além de poder vir a causar acidentes com veículos.

Indicação n°. 245/2019, de 07/05/2019, do Vereador David Barbosa Nogueira, em caráter de urgência, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Defesa Civil, realize um mutirão de limpeza, no Bairro Esteves.

Todas as Indicações foram deferidas pela Presidência e serão encaminhadas aos órgãos competentes.

Logo após, o Senhor Presidente Fábio Antônio Pires Jorge passou o uso da Tribuna aos Senhores Vereadores, por sistema de rodízio.

O Vereador Silvio Rogério Furtado da Graça (Silvio Graça) cumprimentou a todos. Comentou sobre o problema que houve em Conservatória, a respeito do DPO; esclareceu que em visita do Cel. Robson Maia ao referido distrito, este se deparou com uma situação não muito confortável em relação ao policiamento daquele distrito; disse que o Cel. Robson Maia tomou a iniciativa de mudar todo o quadro de policiais do DPO de Conservatória; falou que em uma segunda visita o Cel. se deparou com o DPO fechado; informou que de imediato o Prefeito entrou no circuito, com o Cel. Robson Maia, e já disponibilizou um novo local para o DPO, que será no antigo escritório da CEDAE, ao lado da Subprefeitura. Mencionou que o Cel. disse que o sistema de Conservatória vai mudar e será uma Rádio Patrulha. Disse que o Banco 24 horas só vem se tiver o DPO. O Vereador Marquinho da Saúde pediu um aparte, comentando sobre a questão do DPO.

O Vereador Fábio Antônio pediu um aparte, dizendo que historicamente isso já faz parte da história de Conservatória. Disse que sempre defendeu que a base do DPO de Conservatória deveria ficar na rodoviária, pois é um lugar altamente estratégico. Parabenizou o Prefeito, que foi rápido e decisivo para que solucionasse essa situação crucial no Distrito de Conservatória.

Continuando, o Vereador Silvio Graça disse que solicitou também a transferência do DPO de Barão de Juparanã, para a Estação Ferroviária.

O Vereador David Barbosa Nogueira (David Nogueira) cumprimentou a todos. Disse que não faz parte da velha política e esta Casa tem dado várias demonstrações que quer fazer uma política nova. Comentou que esteve conversando com alguns moradores de Conservatória, sobre um problema que lhe deixou preocupado, pois há mais de um mês que a ambulância do Hospital de Conservatória está parada, e o Hospital quer que a Prefeitura pague o conserto da mesma; falou que nunca na história dessa cidade teve uma subvenção de cinquenta e cinco mil reais (trinta mil reais da Emenda do Vereador Marquinho da Saúde e vinte e cinco mil reais de subvenção desta Casa); acha errado o Hospital pedir a Prefeitura para fazer o conserto da ambulância, se já tem uma subvenção que nunca teve, com essa regularidade inclusive; disse que vai falar com o Diretor do Hospital para saber essa questão da ambulância. Falou que devem repensar na forma de passar informação para os outros, porque quem manipular mentira na internet “vai cair de cara no chão”; disse que quem mentir publicamente, vai ter que voltar atrás e desmentir publicamente. Comentou sobre proposição que apresentou referente à iluminação pública no Bairro São José das Palmeiras.

A Vereadora Fabiani Medeiros Silva (Fabiani Vasconcelos) cumprimentou a todos. Comentou sobre a questão do DPO de Conservatória; mencionou que será uma nova dinâmica de policiamento, trazendo bons frutos para o distrito; agradeceu a presença do Comandante Tenente Rafael Iglesias no distrito; comentou que pediu ao Prefeito Fernandinho Graça, via telefone, que tivesse uma sala de apoio para aqueles Policiais. Informou que o Tenente Rafael Iglesias vai afixar em todo o distrito os telefones da sala de operação, porque o telefone 190 atende o Estado todo, citando os mesmos: 2453-1038, 2453-0190 e 2420- 2111; mencionou que a sala de operações funciona 24 horas, via Rádio Patrulha. Comentou sobre indicação que apresentou hoje, solicitando a limpeza paisagística, manutenção e restauração da pavimentação (aproximadamente 600 metros), da Rua José Ferreira Borges, próximo ao no. 656, em Conservatória. Comentou também sobre outra indicação que apresentou, ao Secretário Rômulo Milagres, solicitando apoio logístico, para que jovens dos Distritos de Conservatória e Santa Isabel possam participar do Programa Visita RJ. Agradeceu ao Prefeito Fernandinho Graça e à Secretária Cida Almeida, pela passarela de acesso às salas da Escola Maria Medianeira e da Creche Vó Domingas.

O Vereador Fábio Antonio Pires Jorge (Fabio Antônio) cumprimentou a todos. Teceu comentários sobre um requerimento que apresentou hoje, que cobra do Prefeito Municipal e da Secretária de Administração do Município, o encaminhamento da Lei, onde no início de maio está estabelecida a data- base do funcionalismo municipal. Fez menção ao requerimento de sua autoria endereçado ao Governador do Estado, com cópia ao Secretário de Estado Felipe Bournier, comentando sobre o bom relacionamento da Vereadora que o antecedeu com o Governador. Mencionou que o mesmo até hoje não conseguiu um tempo para receber o Prefeito do Município de Valença. Disse que o referido Governador cortou o projeto Esporte RJ Núcleo 12 que ele (Vereador Fábio Antônio) trouxe para o Distrito de Conservatória. Falou que os Vereadores desta Casa ganham dez mil reais, então cada Vereador poderia “adotar” um colégio; citou algumas melhorias que conseguiu fazer para o Distrito de Conservatória. Disse que Conservatória não está desassistida com ambulância, pois o Prefeito e a Secretária de Saúde colocaram uma substituta. Falou que quinta-feira vai trazer o orçamento do conserto da ambulância e os Vereadores podem mexer no salário de dez mil reais por mês para poder consertar a mesma.

O Vereador Marcos da Silva Marques (Marquinho da Saúde) cumprimentou a todos. Teceu comentários sobre o DPO de Conservatória, dizendo que o Comandante do 10o. Batalhão, Robson Maia, já garantiu que vai ficar lá mesmo e o Prefeito prontamente disponibilizou um local. Falou que esta Casa tem uma demanda muito importante com o Pronto-Socorro Psiquiátrico do Município; comentou que Valença hoje tem um Pronto- Socorro Psiquiátrico que foi instalado há vinte anos, com o Prefeito Luiz Antônio; falou que os Vereadores têm que pensar em conversar com o Prefeito, sobre a possibilidade de fazer uma reforma ou ampliação; disse que hoje está tendo uma possibilidade de levar o Pronto-Socorro Psiquiátrico de Valença para dentro do Hospital Escola, lá no 3o andar; deixou claro que isso não deve dar certo, pois não combina; falou que poderiam pensar em uma parceria em outro local. Comentou sobre uma questão que aconteceu em Valença ontem com a empresa de ônibus; disse que teve um ônibus que não teve o cartão do SINDPASS atualizado, e o motorista, novo na função, ficou na dúvida se deixava ou não os alunos entrarem; mencionou que ele e o Vereador Prof. Rafael foram à empresa de ônibus e conversaram com a Gerente Léa; disse que a empresa assumiu a culpa; falou que precisam ter o bom senso de não impedir uma criança de vir estudar. Comentou sobre a visita à empresa Chinezinho amanhã; disse que os Vereadores vão ter uma reunião com o Presidente da referida empresa, Dr. Sérgio Duarte, que vai apresentar a planta da nova fábrica. Fez menção às Emendas Orçamentárias 2018/2019 que pôde fazer, citando a subvenção de trinta mil reais para o Hospital de Conservatória, que o Prefeito acatou, agradecendo ao mesmo. Não sabe se o Prefeito vai poder acatar a Emenda de quinze mil reais para o Lar dos Velhos de Conservatória, mas gostaria que o mesmo acatasse. Fez menção à Emenda de trinta e cinco mil reais para o Hospital de Santa Isabel e à Emenda de vinte mil reais para a APAE, dizendo que gostaria muito que o Prefeito acatasse.

O Vereador Paulo Celso Alves Pena (Celsinho do Bar) cumprimentou a todos. Disse que acha uma vergonha o Vereador pedir para trocar lâmpada; acha que a Prefeitura poderia ter um 0800 e qualquer valenciano poderia ligar para solicitar a referida troca. Agradeceu ao Prefeito Fernandinho Graça, pois estão limpando as ruas dos Bairros de Fátima, Dudu Lopes e Monte D’Ouro. Fez menção à limpeza de três terrenos no Bairro Dudu Lopes. Agradeceu também ao Prefeito, pela melhoria das Ruas Gervásio Gomes de Azevedo, no Bairro de Fátima e Humberto Pentagna. Comentou que está tendo um grande problema no Bairro Dudu Lopes com relação ao lixo; disse que as pessoas têm que entender que precisam colocar o lixo para fora no dia certo e antes do caminhão passar. Teceu comentários sobre o governo do novo Presidente do Brasil. Disse que a bandidagem está desse jeito no Rio de Janeiro e no Brasil por falta de emprego.

O Vereador Rafael de Oliveira Tavares (Professor Rafael) cumprimentou a todos. Falou às pessoas que estão preocupadas com essa onda de violência, por conta da ociosidade dos jovens de Valença; disse que mente vazia é oficina do coisa ruim; comentou sobre o que aconteceu no dia 05 de maio; explicou que é por isso que está colocando o Comissariado da Infância e da Juventude do Município de Valença e o Conselho Tutelar, porque acabou; disse que é hora de dar um basta nessa vergonha que está tendo nessa cidade. Mencionou que houve um grande problema com o ônibus que faz a linha de Santa Terezinha, pois o cartão dos alunos não estava passando; falou que nesse caso foi um erro da empresa de ônibus. Comentou que foi à empresa de ônibus e conversou com a Léa, dizendo que está assegurado que amanhã vai acabar esse problema. Fez menção ao fluxo de médicos no Município de Valença; disse que tem alguma coisa errada; comentou que nos últimos 12 meses mais de 25 médicos pediram para sair; disse que é necessário pensar o que está acontecendo com os mesmos.

O Vereador Marquinho da Saúde comentou sobre a questão dos médicos, explicando alguns pontos.

Continuando, o Vereador Prof. Rafael fez menção sobre a questão psiquiátrica; informou que a Santa Casa já tem um contrato firmado (uma referenciação do Governo do Estado), que o único lugar que pode receber a Psiquiatria é a Santa Casa, onde tem 14 leitos cadastrados.

O Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva (Saulo Corrêa) cumprimentou a todos. Comentou que ele e o Vereador Prof. Rafael estiveram visitando o PSF de Conservatória; agradeceu a Secretária Soraia Graça e o Prefeito Fernandinho Graça e também a enfermeira Beatriz, que conseguiu o imóvel para o referido PSF. Também agradeceu ao Prefeito, pela melhoria na Estrada do Paiolinho. Comentou que esteve fazendo uma visita na semana passada à Empresa Sul Fluminense (empresa de metalurgia), que fica situada na antiga instalação da USIVAL, com o Gerente de Operação, Danilo, junto com o Presidente da ACIVA, Sebastião, dizendo que ficou muito feliz em ver outro galpão já praticamente pronto, pois mais 50 pessoas vão começar a trabalhar. Mencionou que amanhã os Vereadores vão tomar um café da manhã com o Sr. Sérgio e o Sr. Antero, da Chinezinho, que vão passar os planos de expansão das linhas da referida empresa em nossa cidade. Fez menção à lei de isenção do ICMS de 18 para 2%, citando algumas empresas que se beneficiam da mesma em nosso município. Disse que foi informado que dia 25 será a inauguração do PSF do Bairro João Dias; fica feliz em poder homenagear o saudoso Sr. Hélio, pois o PSF terá seu nome; disse que fica mais feliz ainda por esta Casa ter devolvido no ano passado cento e quarenta mil reais para a Prefeitura, para acabar as obras dos PSFs. Fez menção à harmonia desta Casa.

A Vereadora Michelle Vieira Cabral da Silva (Michelle Cabral) cumprimentou a todos. Disse que infelizmente o que vem falar é motivo de bastante tristeza, porque é um vídeo que veio de uma colega nesta Casa, que veio relatar uma mentira; falou que quando se depara com um vídeo mentiroso e desrespeitoso, com três colegas, inclusive com ela (Vereadora Michelle), tem que vir mostrar uma certa indignação. Quer saber onde e quando foi que ela, o Vereador Marquinho e o Vereador Presidente Fábio Antônio votaram contra alguma matéria nesta Casa. Perguntou onde está essa votação que foi dita e que está em vídeo na internet, constando que os três Vereadores votaram contra a economia desta Casa, que foi feita no mandato do Presidente Saulo Corrêa, para o Hospital Gustavo Monteiro Junior. Informou que o requerimento da autora desse vídeo mentiroso foi retirado. Gostaria que isso fosse levado à Comissão de Ética desta Casa. Não aceita que seu nome seja jogado às mazelas, pois faz seu trabalho. Esclareceu que nunca votou contra em nenhuma matéria, principalmente matéria para um hospital. Quer que o site da Câmara dê o direito de resposta à mentira deslavada que foi colocada nas redes sociais, sobre um projeto que não existiu votação, dizendo que nunca foram contra nada que o Prefeito pediu para esta Casa e, mais ainda, nada sobre o Hospital Gustavo Monteiro Junior e nada sobre economia. Esclareceu que uma colega entrou com um requerimento erroneamente; foi pedido gentilmente a essa Vereadora e explicado em sessão ordinária, que retirasse a matéria, porque estava errada. Disse que não está nesta Casa de brincadeira, assim como os outros dois Vereadores.

O Vereador Saulo Corrêa perguntou como fica essa questão de Comissão de Ética.

O Presidente Fábio Antônio respondeu que a Vereadora pediu que a Comissão de Ética da Casa levante os fatos relatados, e como Presidente tem que dar encaminhamento à solicitação de qualquer um Vereador desta Casa Legislativa.

A Vereadora Michelle Cabral disse que se retira da Comissão de Ética, por estar envolvida.

A Vereadora Fabiani Vasconcellos pediu pela ordem. Disse que colocou o vídeo nas redes sociais sim e sabe exatamente o que está falando, até porque também é Bacharel em Direito. Esclareceu que não colocou em hora nenhuma que nesta Casa teve votação e sim posicionamento contra. Esclareceu ainda que seu requerimento se deu por prejudicado, simplesmente, por já ter um requerimento na Casa que se reportava ao mesmo assunto.

O Vereador Fábio Antônio disse que nem olhou essa postagem, mas tem firmeza em falar que o vídeo é mentiroso, pois jamais votaria contra uma instituição, inclusive porque nasceu na mesma.

Nada mais havendo a tratar, o Exmo. Sr. Presidente Fábio Antônio Pires Jorge encerrou a sessão. Eu, , Rosângela Maria Garcia Farany, Agente Técnico Legislativo, que redigi e digitei. E eu, , Rafael de Oliveira Tavares, 1o. Secretário, subscrevo. Valença-RJ, 07 de Maio de 2019.