5ª Reunião Ordinária - Dia 18 de fevereiro de 2021

por vla última modificação 15/03/2021 08h52
Ata da Quinta Reunião da Primeira Sessão Ordinária do Primeiro Período da Décima Nona Legislatura, realizada no dia 18 de Fevereiro de 2021.

Aos dezoito dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte e um, às dezoito horas, nesta cidade de Valença, Estado do Rio de Janeiro, em sua sede à Praça XV de Novembro, 676, na sala do Plenário, reuniram-se à Câmara Municipal de Valença, sob a Presidência do Exmo. Sr. Vereador Bernardo de Souza Machado, os Exmos. Edis: Ailton Geraldo Batista da Silva (Dr. Ailton Batista), David Barbosa Nogueira (David Nogueira), Eduardo Lima Santana de Ávila (Dr. Eduardo Ávila), Eduardo Martinez Rodriguez Hanke (Dr. Eduardo Hanke), Fabiani Medeiros Silva (Fabiani Vasconcellos), Fábio Antônio Pires Jorge (Fábio Antônio), José Amauri Ferreira Lima (Amauri Lanterneiro), Paulo Celso Alves Pena (Celsinho do Bar), Pedro Paulo Magalhães Graça (Pedro Graça) e Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva (Saulo Corrêa).

Em seguida, o Senhor Presidente em exercício convidou a todos para rezarem a oração do Pai Nosso.

Iniciando o expediente, o Presidente em exercício, Bernardo de Souza Machado, solicitou à 1a. Secretária, Fabiani Medeiros Silva que fizesse a chamada dos Srs. Vereadores, respondendo a presença os Exmos. Edis: Ailton Geraldo Batista da Silva (Dr. Ailton Batista), Bernardo de Souza Machado (Bernardo Machado), David Barbosa Nogueira (David Nogueira), Eduardo Lima Santana de Ávila (Dr. Eduardo Ávila), Eduardo Martinez Rodriguez Hanke (Dr. Eduardo Hanke), Fabiani Medeiros Silva (Fabiani Vasconcellos), Fábio Antônio Pires Jorge (Fábio Antônio), José Amauri Ferreira Lima (Amauri Lanterneiro), Paulo Celso Alves Pena (Celsinho do Bar), Pedro Paulo Magalhães Graça (Pedro Graça) e Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva (Saulo Corrêa). O Vereador José Reinaldo Alves Bastos (Naldo) justificou sua ausência por motivo de estar viajando para tratar de assuntos de interesse público, bem como, reuniões de trabalho de interesse dos munícipes.

Havendo quórum legal, o Presidente em exercício, Bernardo de Souza Machado, iniciou a leitura do expediente, que constou do seguinte: Dispensa da leitura da ata da sessão do dia 11/02/2021 e aprovação da mesma, passando a leitura à 1a. Secretária, Fabiani Medeiros Silva.

Projeto de Lei Ordinária no. 07/2021, de 18/02/2021, do Vereador Pedro Paulo Magalhães Graça, que dispõe sobre a alteração da Lei 3.207/2020, dando denominação de logradouros públicos no Bairro Nossa Senhora da Conceição e dá outras providências. O referido projeto será encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação para exarar parecer.

Requerimento n°. 33/2021, de 18/02/2021, do Vereador Ailton Geraldo Batista da Silva, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que seja encaminhada à empresa concessionária de transportes públicos nesta Comarca, ou seja, Viação Senhor dos Passos, para que possa estudar a viabilidade de disponibilizar mais horários de transporte coletivo para a linha Valença x Coroas/Furtado. Sem que ninguém quisesse discutir, o mesmo foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Requerimento n°. 34/2021, de 18/02/2021, do Vereador Bernardo de Souza Machado, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que informe, de modo objetivo, quando será realizada a urgente vistoria do imóvel localizado na Rua Duque de Caxias, no. 29, Bairro Monte D’Ouro, e o início da obra necessária, a fim de solucionar o iminente risco de desabamento do imóvel e danos gravíssimos irreparáveis. Sem que ninguém quisesse discutir, o mesmo foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Requerimento n°. 35/2021, de 18/02/2021, do Vereador José Amauri Ferreira Lima, ao Exmo. Sr. Tenente da 3a. Cia. da Polícia Militar de Valença/RJ, Ailton da Silveira Brito, solicitando a fiscalização da Polícia Militar, para que seja realizada ronda diurna e noturna, na Rua Carneiro de Mendonça, no. 139, no Bairro Barroso; referência: prédio municipal (antiga Faculdade Odontologia), onde funciona atualmente a Secretaria Municipal de Educação. Sem que ninguém quisesse discutir, o mesmo foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Requerimento n°. 36/2021, de 18/02/2021, do Vereador David Barbosa Nogueira, à Secretaria Municipal de Saúde, solicitando que informe se o Município de Valença está pagando o adicional de insalubridade aos Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. Sem que ninguém quisesse discutir, o mesmo foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Requerimento n°. 37/2021, de 18/02/2021, do Vereador Pedro Paulo Magalhães Graça, à Light S/A, solicitando a poda de árvore na Rua Otorino Rodigheri, no Bairro Cambota. Sem que ninguém quisesse discutir, o mesmo foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Indicação n°. 64/2021, de 18/02/2021, do Vereador Ailton Geraldo Batista da Silva, em caráter de urgência, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, com cópia ao Secretário Municipal de Serviços Públicos, Carlos Henrique Barros Machado, solicitando que seja feita uma operação tapa-buracos ao longo da Rua Dom Rodolfo Pena, Bairro de Fátima.

Indicação n°. 65/2021, de 18/02/2021, do Vereador José Amauri Ferreira Lima, ao Secretário Municipal de Serviços Públicos, Carlos Henrique Barros Machado, o sentido de providenciar, com urgência, a fixação de três latões de lixo, na Rua Paulino de Aquino, no. 172 (beco), no Bairro Torres Homem.

Indicação n°. 66/2021, de 18/02/2021, do Vereador Bernardo de Souza Machado, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado a Graça, com cópia ao Secretário Municipal de Serviços Públicos, Carlos Henrique Barros Machado, no sentido de providenciar uma minuciosa vistoria na galeria de águas pluviais e de rede de esgoto na Rua Cleber Barreto Neves, Cruzeiro, bem como um laudo ou parecer técnico sobre a referida galeria e o imediato reparo da galeria e da rua.

Indicação n°. 67/2021, de 18/02/2021, do Vereador Eduardo Santana Lima de Ávila, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado a Graça, solicitando que viabilize junto à empresa responsável pelo abastecimento de água do Distrito de Juparanã, para que seja realizada, com a máxima urgência, uma obra, no sentido de que as caixas d’água do Centro atendam também à Rua Barão de Juparanã, no referido distrito.

Indicação n°. 68/2021, de 18/02/2021, do Vereador Eduardo Santana Lima de Ávila, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado a Graça, solicitando que viabilize junto à Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Defesa Civil, a roçada, limpeza, patrolamento além de serviço de captação e águas pluviais na Rua “H” e na Travessa “R” , ambas no Bairro Loteamento, Distrito de Barão de Juparanã.

Indicação n°. 69/2021, de 18/02/2021, do Vereador Eduardo Martinez Rodriguez Hanke, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado a Graça, solicitando que viabilize junto à Secretaria responsável, um estudo de viabilidade técnica e construção de uma quadra poliesportiva no Bairro Laranjeiras.

Indicação n°. 70/2021, de 18/02/2021, do Vereador Eduardo Martinez Rodriguez Hanke, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado a Graça, solicitando que viabilize junto à Secretaria responsável, a instalação de uma vaga de “parada rápida de 15 minutos”, na Rua Silva, Jardim, Centro, em frente ao no. 368, ou proximidade.

Indicação n°. 71/2021, de 18/02/2021, do Vereador Ailton Geraldo Batista da Silva, em caráter de urgência, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, com cópia ao Secretário Municipal de Serviços Públicos, Carlos Henrique Barros Machado, solicitando que sejam feitos os devidos reparos na rede de esgoto na Rua Manoel Garcia de Souza, em frente ao no. 3931, no Bairro Ponte Funda.

Indicação n°. 72/2021, de 18/02/2021, do Vereador Eduardo Martinez Rodriguez Hanke, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado a Graça, solicitando que viabilize junto à Secretaria responsável, um estudo técnico sobre a rotatória que foi colocada no Centro, trevo/cruzamento entre as Ruas Silva Jardim, Dr. Júlio Xavier e Comendador José Fonseca, próxima ao Colégio Líder; caso seja mantida a rotatória, que seja instalada placa de sinalização e tachas refletivas (olho de gato).

Indicação n°. 73/2021, de 18/02/2021, do Vereador David Barbosa Nogueira, em caráter de urgência, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que seja realizada a melhoria e manutenção da Rua do Campo Velho, no Bairro Biquinha.

Indicação n°. 74/2021, de 18/02/2021, do Vereador David Barbosa Nogueira, em caráter de urgência, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que seja realizada a melhoria e manutenção das seguintes vias públicas: Estrada da Concórdia e Estrada do Santuário da Concórdia, ambas no Bairro São Francisco.

Indicação n°. 75/2021, de 18/02/2021, do Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitado que viabilize junto à Secretaria responsável, em caráter de urgência, melhorias, limpeza (roçagem e capina), bem como a contenção das encostas às margens do rio; manilhamento e instalação de bueiros, pavimentação com escória e saibro, em Santa Isabel do Rio Preto, na estrada que liga o Centro do distrito ao Bairro Leite Souza, suas mediações até o Túnel do Capoeirão.

Indicação n°. 76/2021, de 18/02/2021, do Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitado que viabilize junto à Secretaria responsável, em caráter de urgência, pavimentação com asfalto, melhorias e obras no sistema de água e esgoto, manilhamento, instalação de bueiros; limpeza e desobstrução dos bueiros existentes, bem como, obras no sistema de escoamento das água pluviais e desobstrução das galerias situadas em Santa Isabel do Rio Preto.

Indicação n°. 77/2021, de 18/02/2021, do Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitado que viabilize junto à Secretaria responsável, em caráter de urgência, melhorias, limpeza e desobstrução nos bueiros e galerias, bem como, obras no sistema de escoamento das águas pluviais no Bairro Cambota.

Todas as Indicações foram deferidas pela Presidência e serão encaminhadas aos órgãos competentes.

Logo após, o Senhor Presidente em exercício, Bernardo de Souza Machado, passou o uso da Tribuna aos Senhores Vereadores, por sistema de rodízio.

O Vereador Eduardo Martinez Rodriguez Hanke (Dr. Eduardo Hanke) cumprimentou a todos. Teceu comentários sobre uma de suas indicações apresentadas hoje, solicitando um estudo técnico sobre a rotatória que foi colocada no Centro, trevo/cruzamento entre as Ruas Silva Jardim, Dr. Júlio Xavier e Comendador José Fonseca, próxima ao Colégio Líder. Fez menção à outra indicação que apresentou, solicitando um estudo de viabilidade técnica e construção de uma quadra poliesportiva no Bairro Laranjeiras. Solicitou à Secretária de Saúde uma subunidade de um Posto de Saúde no Bairro Laranjeiras. Disse que seria muito importante também uma creche para o referido bairro. Fez menção à situação em que se encontra o Bairro Cruzeiro, dizendo que o mesmo está vergonhoso; espera que o Prefeito possa ter um carinho com os moradores do bairro.

O Vereador Fábio Antônio Pires Jorge (Fábio Antônio) cumprimentou a todos. Chamou essa Casa para uma responsabilidade de todos os Vereadores, referindo-se à data-base do servidor público municipal; já tem informações que o impacto financeiro na Prefeitura seria de seiscentos mil reais/mês; estão falando em 12,5% no aumento de cada servidor da Prefeitura Municipal de Valença. Comentou que vai encaminhar para a Mesa Diretora, na próxima sessão, uma indicação, solicitando que o Prefeito faça um estudo, com todo segmento da sociedade, para se fazer uma parte regressiva nos eventos culturais do nosso município, para que dentro das normas da OMS, comecem a ser liberados. Mencionou que teve um posicionamento numa sessão que justificou sua ausência, onde se fez crítica à Empresa Chinezinho; falou que visitou a empresa e buscou informação; mencionou que nesse momento de crise de pandemia, a Chinezinho aumentou em 50% os seus colaboradores; tinha 260 e hoje estão com 378 funcionários na empresa; convidou cada um dos Vereadores, para que possam visitar a empresa. Mencionou que essa empresa apoiou os Jogos de Educação Especial de nosso município, e está sempre disposta a colaborar, de maneira saudável e de maneira sadia. Finalizando, informou que pediu uma nova audiência com a Presidência da Fundação, para trazer novamente a tentativa de uma “bandeira” que impunha há muito tempo, que já tem a simpatia na demanda da Fundação e do Hospital Escola, para o retorno do IML, tecendo comentários a respeito.

O Vereador Paulo Celso Alves Pena (Celsinho do Bar) cumprimentou a todos. Fez menção à indicação do Vereador Dr. Eduardo Hanke, sobre a subida do Cruzeiro. Comentou que quando está chovendo gosta de sair, para ver a quantidade de bueiros entupidos que encontra em nossa cidade e a quantidade de buracos. Disse que falou com o Secretário Kaika e o Manduca estava arrumando a Rua do Clube dos Coroados, arrumou a subida do Cruzeiro e também arrumou um grande buraco no Bairro da Biquinha. Comentou que a equipe do Manduca tem poucos homens para taparem tantos buracos em nossa cidade. Fez menção à quantidade de árvores que tem embaixo de fios de alta tensão, achando de deveria haver a poda das mesmas. Fez menção à lei de sua autoria para a troca de lâmpadas. Disse que vai começar a fazer um projeto para a nossa cidade, já que tem uma Secretaria de Esporte, para uma bolsa para os nossos atletas.

O Vereador Dr. Eduardo Hanke mencionou que no Bairro Cruzeiro teve moradores que fizeram “vaquinha” e compraram cimento para poder tapar os buracos. Disse que em Valença tem um “celeiro” de atletas, mas não sabe valorizar os mesmos.

O Vereador Pedro Paulo Magalhães Graça (Pedro Graça) cumprimentou a todos. Comentou que no Hospital de Conservatória foram feitas mais de mil cirurgias de catarata. Mencionou que Santa Isabel vem avançando bastante em relação às cirurgias vasculares. Disse que é um setor que funciona. Comentou que quando o Prefeito Fernandinho Graça assumiu, elevou o pagamento dos médicos dos PSF(s), que era na faixa de quatro a seis mil reais, para dez mil reais; disse que o Prefeito criou uma condição de trabalho; vê o setor da saúde, que é extremamente importante, avançando; falou que não vê muitas demandas em cima da saúde, pois a saúde funciona e tem profissionais de ponta. Falou que o Governo Fernandinho Graça deu um alento muito grande, nesse setor, através da Secretária Dra. Soraia, que é médica. Disse que saúde e educação são duas coisas que todo político fala em campanha; falou que esse “dever de casa” o Prefeito Fernandinho Graça tem feito. Falou que nessa Casa cada um tem um lado político, mas não podem atrapalhar uma administração, que foi aceita pelo povo duas vezes e que vem acertando, dentro de uma grande dificuldade. Disse que o nosso município é imenso e vê uma situação razoável. Falou que o que Valença precisa, e acha que os Vereadores podem trabalhar em cima disso junto com o Prefeito, e que não foi feito ainda, é melhorar a arrecadação do município. Disse que isso se busca com uma política de alto nível, onde o Prefeito tem aliados políticos. Fez menção ao asfalto da Passagem, que foi conseguido pelo Vereador Celsinho do Bar, através do Deputado André Corrêa.

O Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva (Saulo Corrêa) cumprimentou a todos. Em relação ao asfalto da Passagem, lembrou que na legislatura passada o Vereador Celsinho do Bar buscou uma reunião itinerante no referido bairro, onde viram que a principal reclamação dos moradores da Passagem era o “famigerado” asfalto, que foi prometido por tantos que vieram a Valença. Disse que é testemunha do empenho do Vereador Celsinho do Bar, parabenizando o mesmo; parabenizou também o Deputado André Corrêa, que não mediu esforços para fazer aquele asfalto e parabenizou ainda o Prefeito Fernandinho Graça, que se empenhou muito, colocando os maquinários para ajudar. Disse que é essa união que faz a nossa cidade continuar no caminho certo, trazendo mais investimentos para a mesma e trazendo um ambiente melhor para os empresários que aqui estão possam ter essa segurança jurídica de investir em seus negócios.

O Vereador Ailton Geraldo Batista da Silva (Dr. Ailton Batista) cumprimentou a todos. Comentou que hoje tem bastante gente da educação na assistência, pois estava esperando a presença do convite que fez à Secretária de Educação, Procuradora e Secretária de Fazenda. Disse que não teve tempo de conversar com o Vereador Pedro Graça, líder do Governo, para saber o motivo da ausência.

O Vereador Pedro Graça explicou o motivo. Teceu comentários sobre um requerimento que apresentou em uma sessão passada, em relação à falta de remédio na Farmácia Municipal. Fez menção a uma indicação que apresentou hoje, solicitando que seja feita uma operação tapa-buracos ao longo da Rua Dom Rodolfo Pena, Bairro de Fátima; teceu comentários a respeito. Teceu comentários também sobre a outra indicação apresentada, solicitando que sejam feitos os devidos reparos na rede de esgoto na Rua Manoel Garcia de Souza, em frente ao no. 3931, no Bairro Ponte Funda. Fez menção também ao requerimento que apresentou, à empresa concessionária de transportes públicos nesta Comarca, ou seja, Viação Senhor dos Passos, para que possa estudar a viabilidade de disponibilizar mais horários de transporte coletivo para a linha Valença x Coroas/Furtado. Comentou que fez um ofício ao INEPAC. Mencionou que teve uma reunião com o Hélio Suzano hoje, em relação à Cultura, dizendo que apresentou várias propostas ao mesmo, e uma das propostas é repintar o muro do Instituto, com os artistas plásticos; disse que o mesmo e a Diretora do Instituto já deram um parecer favorável e crê que a Secretaria de Cultura vai abraçar essa causa. Com relação à educação, esclareceu que só está pedindo que a Prefeitura tenha mais transparência.

O Vereador Celsinho do Bar fez menção à situação do Bairro de Fátima.

Continuando, o Vereador Dr. Ailton Batista disse que espera que logo após a vinda da Secretária de Saúde e a vinda da Procuradora, o pessoal da educação venha, pois isso é um caso urgente; lembrou que a educação está em estado de greve.

O Vereador Eduardo Lima Santana de Ávila (Dr. Eduardo Ávila) cumprimentou a todos. Comentou que fez uma indicação ao Executivo Municipal para melhoria e cobertura da quadra de Barão de Juparanã; disse que o rapaz esteve lá hoje, fazendo um levantamento, para ver quanto isso vai custar ao município. Comentou ainda que apresentou uma indicação hoje, direcionada à CEDAE, para que seja realizada, com a máxima urgência, uma obra, no sentido de que as caixas d’água do Centro atendam também à Rua Barão de Juparanã, no referido distrito. Comentou que teve outra visita hoje no Distrito de Juparanã, muito importante, do Deputado Federal Luiz Antônio, visitando um projeto que hoje atende mais de cem pessoas. Fez menção ao assunto que hoje acabou explodindo nas redes sociais, que vem muito de encontro ao que está sendo falado hoje, que é com relação a uma política propositiva, isto é, tentar dentro do diálogo trazer ações e benfeitorias para a população; disse que essa é a maior política e é isso que a população espera dos Vereadores. Teceu comentários sobre a questão da vacinação. Mencionou que ouviu uma fala com relação à aprovação ou reprovação das contas do Prefeito; disse que procurou saber e foi uma Conselheira Substituta do Tribunal de Contas, concursada; acha que ela não iria jogar fora toda a sua carreira; falou que as pessoas querem políticas propositivas, e não querer criar dificuldade, para depois vender a facilidade; disse que esse tipo de política não cabe mais em nosso município. Com relação à Chinezinho, disse que também procurou saber, e a empresa está instalada desde 1976.

O Vereador Dr. Eduardo Hanke pediu pela ordem. Disse que amanhã estará na Prefeitura, na Secretaria de Saúde, e vai fazer uma tabela e colocar em suas redes sociais, para ver se o pessoal consegue entender como está sendo o processo de vacinação em Valença.

O Vereador Dr. Eduardo Ávila achou muito pertinente a fala do Vereador Dr. Eduardo Hanke.

O Vereador Bernardo de Souza Machado (Bernardo Machado) cumprimentou a todos. Fez menção ao requerimento que apresentou hoje, com relação ao Postinho de Saúde do Bairro de Fátima. Disse que fica preocupado quando ouve algumas falas, solicitando políticas propositivas; falou que vem propondo, indicando e requerendo desde o início de seu mandato, mas infelizmente muitas vezes não é atendido; disse que existe política propositiva quando existe um comum acordo entre as duas partes. Mencionou que faz parte de um grupo no Spalla I, juntamente com o Vereador David Nogueira, e está numa política propositiva, desde antes de seu mandato, e já solicitava do Prefeito atual Fernandinho Graça, as melhorias do referido bairro. Falou que quando se fala em saúde muito lhe preocupa o jeito que a saúde está sendo tratada. Deu parabéns de quase 100% à Fundação Educacional Dom André Arcoverde, pelo excelente trabalho prestado em todo o Município de Valença, afirmando que se não fosse esse convênio com a Fundação talvez Valença seria uma das piores saúde do Estado do Rio de Janeiro. Disse que quando se fala de saúde precisa também tratar a saúde como meio preventivo, coisa que não se faz em nosso município; fez menção à questão dos córregos; fez menção também à falta de uma coleta seletiva de lixo. Disse que só vai se calar a partir do momento que ver que a comunidade está sendo atendida, e não está aqui para fazer política de interesse. Deixou bem claro que não está aqui para defender político e sim o interesse da população. Criticou a falta de resposta dos requerimentos de alguns Vereadores, dizendo que alguns são atendidos rapidamente. Falou que precisa entender melhor o que o Poder Executivo está pensando. Teceu comentários sobre a indicação que apresentou, no sentido de providenciar uma minuciosa vistoria na galeria de águas pluviais e de rede de esgoto na Rua Cleber Barreto Neves, Cruzeiro, bem como um laudo ou parecer técnico sobre a referida galeria e o imediato reparo da galeria e da rua. Acha válido o trabalho que a Comissão de Saúde tem feito, só que a Secretária de Saúde já deveria ter colocado todas as indicações no Portal da Transparência.

O Vereador Dr. Ailton Batista pediu um aparte, comentando que perguntou à referida Secretária sobre seu requerimento e ela lhe disse que ainda não chegou em suas mãos.

Continuando, o Vereador Bernardo Machado falou que precisam ter resposta dos requerimentos e indicações que apresentam. Disse que vai solicitar à Presidência, para que seja mais rígida na cobrança frente ao Executivo, para que tenha mais agilidade. Criticou a falta de planejamento da Prefeitura. Falou que ficará feliz no dia que não tiver quase nenhum requerimento e quase nenhuma indicação, e que possam começar a mostrar projetos de lei, para que tenha uma cidade evoluída e com maior desenvolvimento, para oferecer ao munícipe, mas estamos com uma cidade adoecida e sem nenhum tipo de planejamento.

O Vereador Dr. Eduardo Ávila pediu pela ordem, complementando sobre o que o Vereador Dr. Ailton Batista falou sobre a educação.

O Vereador David Nogueira falou que é preciso que a Mesa olhe os prazos de retorno dos requerimentos, porque isso é passível, inclusive, de cassação de mandato.

Finalizando, o Vereador Bernardo Machado agradeceu a Deus por ter lhe conduzido nessa sessão.

Nada mais havendo a tratar, o Exmo. Sr. Presidente em exercício, Bernardo de Souza Machado, encerrou a sessão. Eu, , Rosângela Maria Garcia Farany, Agente Técnico Legislativo, que redigi e digitei. E eu, , Fabiani Medeiros Silva, 1a. Secretária, subscrevo. Valença-RJ, 18 de Fevereiro de 2021.