16ª Reunião Ordinária - Dia 06 de abril de 2021

por vla última modificação 14/03/2022 09h54
Ata da Décima Sexta Reunião da Primeira Sessão Ordinária do Primeiro Período da Décima Nona Legislatura, realizada no dia 06 de Abril de 2021.

Aos seis dias do mês de abril do ano de dois mil e vinte e um, às dezoito horas, nesta cidade de Valença, Estado do Rio de Janeiro, em sua sede à Praça XV de Novembro, 676, na sala do Plenário, reuniram-se à Câmara Municipal de Valença, sob a Presidência do Exmo. Sr. Vereador José Reinaldo Alves Bastos, os Exmos. Edis: Ailton Geraldo Batista da Silva (Dr. Ailton Batista), Bernardo de Souza Machado (Bernardo Machado), David Barbosa Nogueira (David Nogueira), Eduardo Lima Santana de Ávila (Dr. Eduardo Ávila), Eduardo Martinez Rodriguez Hanke (Dr. Eduardo Hanke), Fabiani Medeiros Silva (Fabiani Vasconcellos), Fábio Antônio Pires Jorge (Fábio Antônio), José Amauri Ferreira Lima (Amauri Lanterneiro), Paulo Celso Alves Pena (Celsinho do Bar), Pedro Paulo Magalhães Graça (Pedro Graça) e Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva (Saulo Corrêa).

Em seguida, o Senhor Presidente convidou a todos para rezarem a oração do Pai Nosso.

Iniciando o expediente, o Presidente José Reinaldo Alves Bastos solicitou à 1a. Secretária, Fabiani Medeiros Silva, que fizesse a chamada dos Srs. Vereadores, respondendo a presença os Exmos. Edis: Ailton Geraldo Batista da Silva (Dr. Ailton Batista), Bernardo de Souza Machado (Bernardo Machado), David Barbosa Nogueira (David Nogueira), Eduardo Lima Santana de Ávila (Dr. Eduardo Ávila), Eduardo Martinez Rodriguez Hanke (Dr. Eduardo Hanke), Fabiani Medeiros Silva (Fabiani Vasconcellos), Fábio Antônio Pires Jorge (Fábio Antônio), José Amauri Ferreira Lima (Amauri Lanterneiro), José Reinaldo Alves Bastos (Naldo), Paulo Celso Alves Pena (Celsinho do Bar), Pedro Paulo Magalhães Graça (Pedro Graça) e Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva (Saulo Corrêa).

Havendo quórum legal, o Presidente José Reinaldo Alves Bastos iniciou a leitura do expediente, que constou do seguinte: Dispensa da leitura da ata da sessão do dia 25/03/2021 e aprovação da mesma, passando a leitura à 1a. Secretária, Fabiani Medeiros Silva.

Ofícios nos. 027, 028, 029, 030, 031, 032, 033/2021/GOV/PMV-RJ, da Secretaria Municipal de Governo, em resposta às indicações dos senhores Vereadores.

Ofícios nos. 260, 270, 271, 272, 273, 274 e 279/2021/GAB/PMV-RJ, do Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, em resposta aos requerimentos dos senhores Vereadores.

Ofício no. 277/2021, do Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, encaminhando uma via das Leis Ordinárias de nos. 3.257/2021, 3.258/2021 e 3.259/2021, devidamente sancionadas nos termos da Lei Orgânica do Município de Valença. Memorando da Presidência, comunicando que na forma do Regimento Interno da Câmara Municipal e demais previsões legais, resolve tornar pública a realização da votação administrativa para a eleição da Mesa Diretora, no biênio 2023/2024, na sessão de 06 de abril de 2021, requerendo que seja inserido no expediente desta data. O Presidente José Reinaldo (Naldo) informou que já tinha uma chapa para apresentar, e perguntou se alguém mais tinha outra chapa. O Vereador Pedro Graça pediu a suspensão da sessão por cinco minutos, para conversar com seus pares. Retornando, o Presidente José Reinaldo apresentou a Chapa 1, formada pelos seguintes Vereadores: José Reinaldo Alves Bastos – Presidente, Bernardo de Souza Machado – Vice-Presidente, Fabiani Medeiros Silva – 1a. Secretária e Eduardo Martinez Rodriguez Hanke – 2o. Secretário. O Vereador Pedro Graça apresentou a Chapa 2, formada pelos seguintes Vereadores: Pedro Paulo Magalhães Graça – Presidente, Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva – Vice-Presidente, Eduardo Lima Santana de Ávila – 1o. Secretário e José Amauri Ferreira Lima – 2o. Secretário. O Presidente José Reinaldo colocou as chapas em votação, ficando empatado por seis votos a seis. O Presidente Naldo colocou novamente as chapas em votação, permanecendo o empate. O Vereador Presidente José Reinaldo Alves Bastos, de acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal, por ser o Vereador mais idoso, desempatou, votando na Chapa 1, formada por ele como Presidente, pelo Vereador Bernardo de Souza Machado, como Vice-Presidente, pela Vereadora Fabiani Medeiros Silva, como 1a. Secretária e pelo Vereador Eduardo Martinez Rodriguez Hanke, como 2o. Secretário, ficando eleita a Chapa 1 para o segundo biênio (2023/2024).

Projeto de Lei Ordinária no. 19/2021, de 06/04/2021, do Vereador Bernardo de Souza Machado, que reconhece a prática de atividade física e do exercício físico como essenciais para a população valenciana em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade, bem como espaços públicos em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais de calamidade pública. O referido projeto será encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação para exarar parecer.

Projeto de Lei Ordinária no. 20/2021, de 06/04/2021, do Vereador José Reinaldo Alves Bastos, que dispõe sobre o recolhimento de veículos ou partes de componentes de estruturas de veículos abandonados nas vias e logradouros públicos do Município de Valença e dá outras providências. O referido projeto será encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação para exarar parecer.

Requerimento n°. 97/2021, de 06/04/2021, do Vereador David Barbosa Nogueira, ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Reinaldo Alves Bastos, solicitando o envio de Moção de Aplausos à Fazenda Florença, na pessoa de seu proprietário, o empresário Paulo Roberto dos Santos, pelo Prêmio Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro. Sem que ninguém quisesse discutir, o mesmo foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Requerimento n°. 98/2021, de 06/04/2021, do Vereador Pedro Paulo Magalhães Graça, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que viabilize através da secretaria Municipal de Saúde as seguintes informações: 1- Quantas doses de vacina o município já recebeu; 2- Quantas pessoas, em seus respectivos grupos prioritários e as faixas etárias, já receberam a vacinação (primeira e segunda dose); 3- Quantos testes foram adquiridos, quantas pessoas já foram testadas e qual o cronograma existente para as testagens; 4- Qual o cronograma para a vacinação existente e se está sendo possível executá-lo com as dosagens que estão chegando ao município, solicitando ainda que as informações sejam semanais. Sem que ninguém quisesse discutir, o mesmo foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Requerimento n°. 99/2021, de 06/04/2021, do Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva, ao Sr. Gerente Sandro Arantes Drumond Coutinho (Gerência Médio Paraíba) – CEDAE, atendendo ao pedido dos moradores do Distrito de Pentagna, Valença/RJ, solicitando que sejam realizadas obras no sistema de abastecimento de água no referido distrito. Sem que ninguém quisesse discutir, o mesmo foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Requerimento n°. 100/2021, de 06/04/2021, do Vereador David Barbosa Nogueira, ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Reinaldo Alves Bastos, solicitando o envio de Moção de Aplausos à ação dos policiais no combate ao tráfico de drogas no Bairro Santa Rosa 2, ação esta realizada pelos Sargento Grijó, Sargento Lúcio, Cabo Arley, Cabo Barreto, Cabo Rodrigo, Cabo M. Machado e Cabo Nascimento. Sem que ninguém quisesse discutir, o mesmo foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Indicação n°. 174/2021, de 06/04/2021, do Vereador Eduardo Lima Santana de Ávila, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que viabilize junto à Secretaria responsável, que faça com a máxima urgência uma operação de capina e limpeza nos arredores da Escola Municipal Fernando de Oliveira Castro, localizada no Bairro da Varginha, Rua Antônio Aleixo, no. 35. Indicação n°. 175/2021, de 06/04/2021, do Vereador Fábio Antônio Pires Jorge, à Secretária Municipal de Saúde, Dra. Soraia Furtado da Graça, solicitando que seja enquadrado no cronograma de vacinação da covid-19 os taxistas do município e reiterando o pedido para os catadores de lixo e motoristas da empresa que realiza a coleta de lixo de todo nosso município.

Indicação n°. 176/2021, de 06/04/2021, do Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que viabilize junto à Secretaria responsável, em caráter de urgência, melhorias, limpeza (roçagem e capina), bem como, que seja enviada uma equipe técnica para que dê a melhor providência relacionada às duas caixas de alvenaria que se encontram na Rua Linton de Souza Matos, Bairro dos Machados (próximo ao no. 105) e suas mediações.

Indicação n°. 177/2021, de 06/04/2021, do Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que viabilize junto à Secretaria responsável, em caráter de urgência, desobstrução dos bueiros, bem como, a construção de uma caixa coletora de água pluvial de alvenaria na Rua João Caulo, ao lado da Igreja Assembleia de Deus, no Bairro Cambota.

Indicação n°. 178/2021, de 06/04/2021, do Vereador Bernardo de Souza Machado, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, no sentido de providenciar a instalação de redutor de velocidade (quebra-molas) e de iluminação pública adequada, com postes e braços de luz ao longo da Rua Barão de Mauá, no Bairro Barroso.

Indicação n°. 179/2021, de 06/04/2021, do Vereador Bernardo de Souza Machado, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, com cópia à Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Defesa Civil, em caráter de urgência, no sentido de solicitar a verificação do vazamento da rede de esgoto no Bairro São José das Palmeiras, Rua Francisco Guarini (em frente ao no. 93), bem como a verificação dos bueiros da rua supracitada, pois os mesmos encontram-se obstruídos.

Indicação n°. 180/2021, de 06/04/2021, do Vereador Ailton Geraldo Batista da Silva, ao Secretário Municipal de Serviços Públicos e Defesa Civil, Carlos Henrique Barros Machado, solicitando que seja construída uma galeria pluvial no início da Rua Pedro Soares Alves, no Bairro São Francisco.

Indicação n°. 181/2021, de 06/04/2021, do Vereador Eduardo Lima Santana de Ávila, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que viabilize junto à Secretaria responsável, que faça com a máxima urgência uma obra de recuperação das calçadas e da entrada da Capela localizada no Cemitério de Barão de Juparanã.

Indicação n°. 182/2021, de 06/04/2021, do Vereador José Reinaldo Alves Bastos, ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, solicitando que pleiteie junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, para que inclua o Distrito de Barão de Juparanã no rol de localidades a serem beneficiadas com as possíveis construções de casas populares que serão realizadas pela Secretaria de Obras Estadual.

Indicação n°. 183/2021, de 06/04/2021, do Vereador David Barbosa Nogueira, à Secretária Municipal de Saúde, Dra. Soraia Furtado da Graça, solicitando que inclua no rol do grupo prioritário os agentes de segurança pública. Todas as indicações foram deferidas pela Presidência e serão encaminhadas aos órgãos competentes.

Logo após, o Senhor Presidente José Reinaldo Alves Bastos passou o uso da Tribuna aos Senhores Vereadores, por sistema de rodízio.

A Vereadora Fabiani Medeiros Silva (Fabiani Vasconcellos) cumprimentou a todos. Relatou que graças à ação conjunta da Câmara Municipal e Prefeitura Municipal e a todos os entes públicos que estão envolvidos na ação, foram recebidas pessoas com os leitos abertos no Hospital Gustavo Monteiro Junior, no Distrito de Conservatória. Agradeceu a quem esteve envolvido em toda essa ação.

O Vereador Fábio Antônio Pires Jorge (Fábio Antônio) cumprimentou a todos. Deu ênfase à indicação que apresentou hoje, reiterando uma indicação, pois após ter encaminhado a primeira indicação, entrou na lista do Ministério da Saúde, os taxistas, como uma categoria prioritária e os motoristas e coletadores de lixo domiciliar, porque essas pessoas estão diretamente ligadas ao público flutuante de qualquer cidade; falou que isso é de suma importância e tem que ser emergencial; pediu uma atenção especial quanto a isso. Parabenizou o Vereador Presidente José Reinaldo, pois vai ter um ciclo maior, de dois biênios, ou seja, a legislatura inteira.

O Vereador José Amauri Ferreira Lima (Amauri Lanterneiro) cumprimentou a todos. Comentou que na última reunião falou sobre informar a população a respeito da covid, que é o assunto do momento; disse que viu um carro da Câmara passar no Bairro Carambita uma vez só; falou que as informações que tem é que nos bairros mais distantes do Centro o carro praticamente não passa; acha que esse carro deveria informar às pessoas mais distantes, pois está faltando mais informação; acha que deveria usar esse sistema de som do Centro e o carro ir para os bairros mais periféricos.

O Vereador Presidente Naldo agradeceu a sugestão do Vereador; disse que o Vereador Bernardo tinha pensado quase que da mesma forma e ele (Presidente Naldo) já está preparando alguns ofícios para encaminhar às lojas que têm som, para colocar aquela gravação que foi feita pela Câmara.

O Vereador Pedro Paulo Magalhães Graça (Pedro Graça) cumprimentou a todos. Comentou que estamos vivendo tempos difíceis há mais de um ano e as coisas continuam com dificuldade. Vê à frente uma dificuldade que precisam enfrentar. Fez menção à eleição que teve hoje, dizendo que cumpriram seus papéis, pois participam daquilo que é regimental, e hoje Deus quis que o Vereador Presidente Naldo conduzisse essa legislatura pelos quatro anos. Disse que o Presidente Naldo vai tocar essa Casa por quatro anos, junto com os Vereadores e junto com o Prefeito Fernandinho Graça. Falou que a responsabilidade do Presidente nesses quatro anos vai ser muito grande, pois junto com o Prefeito Fernandinho Graça e junto com os Vereadores, pois vão ter que enfrentar essa situação, para que possam vencer esse covid e, depois uma nova situação, de recompor o nosso município; disse que precisam tratar isso com muito carinho; falou que o Presidente Naldo vai precisar ter um contato maior com o Prefeito, porque essa cadeira de Presidente é uma cadeira conciliadora, que precisa ajudar a trazer equilíbrio no município, junto com o Prefeito e junto com as entidades que estão em volta do município; pediu que essa Casa seja parceira do município. Acredita muito na capacidade de entendimento dos Vereadores, de todo o momento colocar à frente a nossa população. Fez menção ao Hospital de Conservatória, onde foram abertos mais leitos, e está recebendo pacientes com covid.

O Vereador Fábio Antônio pediu um aparte. Disse que foi bom o Vereador Pedro Graça abordar esse assunto, pois o Decreto tem validade até o dia 09 e o Prefeito vai ter que olhar, com muito equilíbrio, essas questões pontuadas que o Vereador acabou de citar. Falou que tem que ter uma ação conjunta e uma flexibilidade a esse setor que emprega e gera renda no município.

O Vereador Ailton Geraldo Batista da Silva (Dr. Ailton Batista) cumprimentou a todos. Fez menção ao requerimento do Vereador Pedro Graça a respeito da vacinação. Disse que já passou da hora de começar a entender que precisa organizar melhor os dias de vacinação. Mencionou que fez uma pirâmide para ver se consegue mostrar para a Prefeitura que conforme a idade vai abaixando, vai chegando mais perto da base da pirâmide e maior o número de pessoas que estão nessa base; disse que não pode reduzir o número de pontos de vacinação, e sim aumentar. Fez menção à reeleição do Presidente Naldo para o segundo biênio; disse que o mesmo vai ter a chance de ter um trabalho mais concreto. Criticou a falta de resposta da Prefeitura aos seus requerimentos; disse que seu trabalho está ficando minado. Fez uma proposta aos Vereadores, dizendo que tem um saquinho para quem quiser pegar, para entender o que é uma falta de ar e o que as pessoas estão passando nas enfermarias e nas UTI(s) de nossa cidade; colocou um saquinho e em sua cabeça, dizendo que a sensação é horrível. Falou que poderia ter vindo mais leitos de UTI para Valença e não vieram e ninguém sabe por quê. Disse que está faltando medicação na Farmácia Municipal e nunca chega remédio. Teceu comentários sobre a questão da covid. Falou que tem que cobrar mais vacina sim.

O Vereador Bernardo de Souza Machado (Bernardo Machado) cumprimentou a todos. Teceu comentários sobre o projeto de lei que apresentou hoje, sobre a importância da essencialidade que se faz da atividade física, como forma de prevenção ao covid-19. Fez menção à situação que estamos passando, dizendo que viemos há mais de um ano sofrendo essa pandemia. Falou que hoje sua preocupação é única e exclusivamente pela falta de planejamento e estrutura do Poder Executivo Municipal; disse que o povo vem sofrendo retaliações por ser o grande culpado pelas mortes que existem no Município de Valença; quer ser solidário a cada uma das famílias que perdeu seu ente querido; quer ser solidário a cada munícipe valenciano que escuta uma mensagem irresponsável da Secretária de Saúde, botando terror na população de Valença, que não é o correto, pois é o momento de trazer tranquilidade, e trazer para a população de Valença a importância de se prevenir. Falou que todos os Prefeitos estão indo para as redes de televisão e estão vindo para as redes sociais e o nosso Prefeito, infelizmente, se omite e se afasta, soltando decretos em cima da população. Fez menção à questão da vacinação; fez menção também à questão dos pontos de vacinação. Comentou que estiveram no gabinete do Prefeito, em forma de parceria, com uma proposta de colocar fiscais na rua, para que esses fiscais ficassem na organização das filas de banco, das filas de supermercado, nesses pontos de maior aglomeração, para que não houvesse a barreira sanitária, para que a barreira sanitária fosse uma barreira fiscalizadora dos transportes públicos, e já vai fazer um mês, e nenhuma dessas ações foram tomadas. Lembrou que quando se fala de morte, fala em desemprego e de fome, dizendo que em momento algum foi mostrado um planejamento pelo município de como vai atender essas famílias mais necessitadas e esses trabalhadores que perderam seus empregos. Falou que teve um ano da primeira para a segunda onda de covid, e nada por planejado em Valença. Disse que se não fosse a UNIFAA nós estaríamos muito piores, porque quem segura a saúde de Valença é o Hospital Escola. Reiterou que é preciso planejamento, tecendo comentários a respeito. Disse que não teve políticas públicas de conscientização no Município de Valença. Pediu encarecidamente que esse carro de som da Secretária de Saúde do Município mude a sua mensagem, tire essa mensagem terrorista e coloque uma mensagem mais suave, igual está a da Câmara Municipal de Valença.

O Vereador David Barbosa Nogueira (David Nogueira) cumprimentou a todos. Disse que viu que os Vereadores Dr. Ailton Batista e Fábio Antônio manifestaram acerca de elencar grupos de prioridade, para que tome vacina; teceu comentários a respeito; mencionou que chegou até ele (Vereador David) o clamor de toda a força de segurança e da Polícia Militar de nossa cidade; explicou que não é uma questão de privilegiar um ou outro, e sim uma questão de prioridade; disse que precisam fugir das discussões rasas, que muitas vezes imperam hoje na política, nas mídias e nas redes sociais; falou que precisam aprofundar o debate e buscar soluções dentro da razoabilidade e do bom senso. Fez um apelo ao Prefeito Fernandinho Graça e à Secretária de Saúde, Soraia Graça, para que olhem para as forças de segurança de nossa cidade (Guarda Municipal, Polícia Militar e Bombeiro Militar), para que no momento de se criar as prioridades, possam incluir esse grupo, porque estão trabalhando de forma hercúlea, para manter o mínimo da ordem em nossa cidade. Ressaltou e parabenizou o Prefeito Vicente Guedes, que ontem promoveu a vacinação dos Policiais Militares na cidade de Rio das Flores. Parabenizou a Polícia Militar de Valença, que ontem conseguiu apreender mais de mil pinos de cocaína no Bairro Santa Rosa 2.

O Vereador Eduardo Lima Santana de Ávila (Dr. Eduardo Ávila) cumprimentou a todos. Relatou que semana passada, mesmo com a Câmara em recesso, junto com o Decreto do Prefeito, os trabalhos não pararam; falou que uma indicação de sua autoria, direcionada à CEDAE, teve um apoio do Deputado Federal Luiz Antônio, com relação a Quirino, para melhorar a capacidade da água chegar à casa das pessoas e com relação também à sua qualidade; agradeceu ao Prefeito Fernandinho Graça, pela parceria, pois enviou a patrol lá, e já começaram as obras de acesso às nascentes; disse que é uma ação muito importante para o Bairro de Quirino. Informou que essa semana, no dia 09, vai começar as instalações da internet para o Bairro de Quirino, e na outra semana para o Bairro Paraíso, mais uma indicação que apresentou nessa Casa; disse que é muito importante essas duas ações e fica feliz em poder estar contribuindo. Falou que precisa acelerar essas ações fiscalizadoras, que seriam até custeadas pela Câmara; pensa que precisam trabalhar para dar condições e exigir essa celeridade, principalmente na fiscalização e conscientização. Viu que o carro da Câmara está rodando, um trabalho de conscientização muito importante. Com relação ao tratamento precoce, disse que o que pensa e defende é o tratamento das causas, tecendo comentários a respeito.

O Vereador Pedro Graça pediu pela ordem. Disse que tinha se esquecido de parabenizar a Casa e principalmente o Vereador Presidente Naldo, pelos carros de som, que rodaram pela cidade e pelos distritos.

Continuando, o Vereador Eduardo Ávila perguntou se é possível o carro de som da Câmara falar o dia de vacinação nos distritos.

O Presidente Naldo disse que vai avaliar essa questão.

O Vereador Presidente José Reinaldo Alves Bastos (Naldo) disse que pelo tempo que sempre esteve na Câmara tem que se render ao discurso do Vereador Ailton, pois na verdade o que se viu foi um momento de muita importância e de muita seriedade por parte de um Vereador, não desfazendo dos demais. Comentou que sua mãe tinha asma e de fato é uma situação muito preocupante. Disse que o Vereador representou muito bem a Câmara hoje e vai aqui também usar esse saco, porque o Vereador pediu, e sabe qual a dificuldade que uma pessoa está passando por esse momento. Esclareceu que já se apresentou e se colocou à disposição do Prefeito por várias vezes, para ser parceiro e dividir com ele a responsabilidade. Mencionou que a Câmara esteve presente com a Comissão de Saúde, e de lá para cá, nada avançou; teceu comentários a respeito. Disse que quer usar esse saco também, para que aquelas pessoas que não respeitam o direito de viver do próximo sintam o que é ter uma falta de ar. Falou que não está brincando e a Câmara quer levar esse caso e está disposta a colaborar no que for possível, cedendo recursos, para que essa covid tire menos vidas do que vem acontecendo. Acha muita irresponsabilidade de quem não usa uma máscara, de quem não se higieniza e de quem transmite a doença andando na rua, mesmo sabendo que está doente. Falou que tem o Vereador Ailton hoje como símbolo da reunião, na data do dia 06 de abril de 2021; disse que o momento que o Vereador representou, representou o Brasil, diante do momento que ele ficou sem ar. Disse que quer fazer isso, para mostrar à sociedade o que é uma vida se perdendo por falta de ar; em seguida, colocou o saco em sua cabeça.

O Vereador Ailton Batista disse que o povo tem que ouvir mais, tem que ter mais empatia e lembrar o quanto está influenciando na vida do outro.

Continuando, o Vereador Presidente Naldo disse que é sufocante. Disse que entende perfeitamente que o Vereador Ailton tenha se posicionado como um Vereador combativo. Falou que é preciso que ele (Naldo) na condição de Presidente seja um mediador. Disse que a Câmara está disposta a ajudar. Mencionou que propôs e quer estender a todos os outros Vereadores, para que façam um gesto, para que cada gabinete possa dar, incluindo os assessores e todos os outros assessores de Mesa, e partir para a doação de cesta básica. Falou que vai abrir um leque de opções, em que a Câmara possa doar, por gabinete, um quantitativo de cestas básicas a serem distribuídas a entidades de nosso município. Disse que vai sensibilizar todos os funcionários da Câmara de Vereadores a contribuir com o social; falou que a Câmara Social vai avançar e vai partir para a doação de cestas básicas enquanto durar a pandemia em nosso município.

O Vereador Bernardo disse que seu gabinete vai estar junto, para que possa buscar essas famílias mais necessitadas, nesse momento que tanto necessitam de uma ajuda. Disse que seria importante voltar com o Gabinete de Crise, mas um pouco mais organizado, onde tenha pessoas da sociedade civil, de todas as áreas, para que quando for montar o Decreto não seja um Decreto feito por uma ou duas pessoas, mas sim pela população e pelo povo de Valença.

Finalizando, o Vereador Presidente Naldo agradeceu os seis votos que teve e também deixou claro aos Vereadores que optaram em votar na outra chapa (faz parte de um processo político), que foi conduzido a conduzir a Câmara por quatro anos, e quer nesses quatro anos ser parceiro de todos e todas, sem distinção. Disse que hoje, ao ocupar a Câmara por quatro anos, jamais será ousado de enfrentar os senhores Vereadores e jamais será ousado de enfrentar a sociedade que tanto sofre, mas será ousado, a ponto de discutir com o Prefeito, o que é certo e o que é errado. Falou que a Câmara precisa avançar com um objetivo só, pois Valença não pode pagar um preço pelas políticas que se passaram ao longo dos anos. Quer passar para os Vereadores aquilo que for melhor, reconhecendo de todos os Vereadores suas qualidades e não mencionando os defeitos, pois todos têm defeitos; falou que as qualidades serão enaltecidas e os defeitos não serão lembrados.

O Vereador Celsinho do Bar disse que quando a Mesa e mais um Vereador quis aprovar essas 50 pessoas para colocar na rua, e ele falou que era contra, foi porque achou que devia dar cestas básicas, pois o desemprego está feio. Parabenizou o Vereador Presidente Naldo, pois só quem anda na rua vê a necessidade do povo.

O Presidente Naldo esclareceu que vai ver a melhor maneira de fazer uma coisa mais correta, com a anuência de todos os Vereadores.

O Vereador Celsinho do Bar disse que sugeriu à Secretária de Saúde que arrecadasse alimentos nos postos de vacinação, para doar às famílias que precisam.

O Vereador Pedro Graça comunicou que amanhã vai ter testagem em Parapeúna, para toda a comunidade.

O Vereador Eduardo Martinez Rodriguez Hanke (Dr. Eduardo Hanke) cumprimentou a todos. Parabenizou o Vereador Presidente Naldo, dizendo que se sente honrado em fazer parte da Mesa. Fez menção ao requerimento apresentado pelo Vereador Pedro Graça, a respeito do número de vacinações, a bandeira e idade de vacinação; gostaria que pudesse ser colocado também naquele outdoor, que fica lá na Rua dos Mineiros, para poder apresentar para a população. Comentou que teve uma ideia de um projeto que seria a Vacina Solidária, explicando que não tem nada a ver com Prefeitura e não tem nada a ver com Assistência Social, onde cada pessoa que for vacinada, e essa pessoa tiver condição, de dar um quilo de alimento não perecível, e deixar no ponto de vacinação. Deixou seu comprometimento de que ele e sua equipe estarão pegando essas doações e darão essa transparência para a população. Informou que amanhã começa a vacinação para a idade de 66 anos. Disse que Valença precisa de um planejamento para a vacinação de pessoas mais jovens; acha que o Clube dos Coroados seria uma opção. Com relação à Rua Getúlio Vargas, disse que não teve mais alagamentos, mas o asfalto continua ruim; tem certeza que o Executivo deve terminar essa obra. Com relação à Vacina Solidária, fez uma convocação para os acadêmicos de Medicina (como foram vacinados), que eles possam ajudar nessa parte de doação de cesta básica.

Nada mais havendo a tratar, o Exmo. Sr. Presidente José Reinaldo Alves Bastos encerrou a sessão. Eu, , Rosângela Maria Garcia Farany, Agente Técnico Legislativo, que redigi e digitei. E eu, , Fabiani Medeiros Silva, 1a. Secretária, subscrevo. Valença-RJ, 06 de Abril de 2021.