Ata da Reunião Itinerante de 31 de Maio de 2017

por vla última modificação 15/02/2019 08h41
Ata da Reunião Itinerante no Distrito de Santa Isabel do Rio Preto, realizada no dia 31de Maio de 2017.

Aos trinta e um dias do mês de maio do ano de dois mil e dezessete, às dezoito horas, no Pavilhão da Igreja de Santa Isabel, no Distrito de Santa Isabel do Rio Preto reuniram-se sob a Presidência do Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva, os seguintes Vereadores: David Barbosa Nogueira, Fabiani Medeiros Silva, Fábio Antonio Pires Jorge, Marcelo Moreira de Oliveira, Marcos da Silva Marques, Pedro Paulo Magalhães Graça e Rafael de Oliveira Tavares.

A Vereadora Michelle Vieira Cabral da Silva enviou seu assessor, Roberto Rabello.

Logo após, o Vereador Marcelo Moreira de Oliveira agradeceu a presença de todos e ao Presidente Saulo Corrêa pela realização da reunião. Agradeceu também ao Superintendente da CEDAE em Barra do Pirai, ao Engenheiro da CEDAE, ao Subprefeito do Distrito de Santa Isabel, aos Vereadores e ao Padre Pedrinho. Comentou que andou pelo distrito e já deu algumas soluções para os problemas de água no referido distrito. Mencionou alguns projetos que serão realizados em Santa Isabel, e agradeceu ao Deputado André Corrêa quanto ao Mirante da Serra da Beleza.

O Presidente Saulo Corrêa abriu a reunião, convidando a todos para rezarem a oração do Pai Nosso.

Em seguida, agradeceu a presença de todos e passou a palavra ao representante da CEDAE.

O Sr. Sandro Arantes Coutinho, representante da CEDAE, agradeceu a presença de todos. Comentou sobre o problema da bomba na parte alta do Morro do Cruzeiro, dizendo que providenciará o reparo da mesma. Explanou sobre as redes subdimensionadas, dizendo que irá substituir a rede em aproximadamente 1800 metros, e que com essa melhoria irá atender grande parte da população. Comentou sobre a capacidade de reservação da população que é muito pequena. Mencionou o uso racional da água, pedindo para educar as crianças, falando que a CEDAE irá disponibilizar cartilhas educativas para as crianças do distrito. Disse que a empresa irá viabilizar o material educativo, o mais rápido possível, e tentará colocar mais uma pessoa para atender a população do distrito.

O Presidente Saulo abriu a palavra para a população fazer perguntas para o representante da CEDAE.

A moradora Beatriz Barros pediu a colocação de mais uma pessoa para manobrar na festa e a colocação de um cadeado na bomba de manobra do Bairro da Leca.

O Sr. Leandro falou da troca da tubulação de 60 mm para 100 mm.

A Sra. Rejane perguntou se há um prazo para o início das obras da CEDAE e a possibilidade de mais um funcionário para atendimento imediato do distrito.

O Engenheiro se prontificou de colocar mais um funcionário e um caminhão-pipa para o período da Festa da Santa Isabel.

O Vereador Prof. Rafael pediu um estudo técnico da CEDAE com cronograma e investimento e em seguida, a confecção de um requerimento.

O morador Ney falou que a água do distrito não é tratada e informou ao representante da CEDAE que a situação da água é gravíssima.

O Sr. Áureo, funcionário da Prefeitura Municipal de Valença, pediu a construção de um reservatório para abastecer todo o distrito sem manobra.

O Sr. Aluisio perguntou há quanto tempo o representante está na empresa; disse que em 2015 ocorreu uma reunião e até hoje o distrito não teve atendimento algum.

O representante respondeu que terá o maior interesse em atender a população.

Outra moradora perguntou se a CEDAE não possui material para manutenção.

O Presidente Saulo Corrêa perguntou se o funcionário da CEDADE em Santa Isabel não estava presente da reunião. Pediu um maior empenho com a população isabelense.

O Vereador Pedro Graça comentou sobre a dificuldade de água no Distrito de Parapeúna. Disse que através do Deputado André Corrêa conseguiu 800 metros de tubo e que a Light irá conseguir o trifásico para o referido distrito. Falou que irá encaminhar um requerimento, através da Câmara Municipal de Valença, ao Deputado André Corrêa, para que o mesmo atenda o mais urgente possível as solicitações da Santa Isabel.

O representante da CEDAE falou que já houve aumento na quantidade de água no distrito, que não está sendo suficiente, e que irá tomar providências para que haja um novo aumento para atender as demandas.

A Sra. Ângela perguntou qual o benefício da troca da tubulação da Rua do Canecão e mencionou sobre o vazamento de água na Rua João Batista Gomes.

O funcionário César, da CEDAE, falou que precisa desobstruir a rede, para que haja a solução do problema.

A Sra. Alaídes Florentino, diretora da escola, falou da captação inadequada, da rede inadequada, dos “sangramentos” e sobre armazenar e distribuir a água igualmente; falou também sobre um reflorestamento da área de preservação ambiental de Santa Isabel; falou que água que sai do “ladrão” no Morro do Cruzeiro, tem que ser aproveitada.

O Sr. José Domingos comentou que há pessoas com 10.000 litros e outras lavando carros na rua e ninguém reclama com os representantes da CEDAE.

O Sr. César Marques falou que seria lógico um estudo da CEDAE sobre porque há muita falta de água na Rua do Canecão.

O representante da CEDAE falou que irá fazer um estudo completo e que dará soluções rápidas para a população. Disse que os investimentos implantados pela CEDAE, os moradores terão que efetuar os pagamentos.

O Vereador Prof. Rafael pediu que o representante da CEDAE deixe um contrato para a população. Uma moradora perguntou ao representante da CEDAE se o Sr. Subprefeito não teria autoridade para a Prefeitura Municipal de Valença quebrar o asfalto para efetuar os reparos nas tubulações.

O Presidente Saulo Corrêa passou a palavra ao Vereador Marquinho da Saúde, que comentou sobre a ação da Câmara Municipal de Valença, dizendo que os Vereadores estão comprometidos em ouvir e respeitar a população. Elogiou o Vereador Marcelo e afirmou que o mesmo foi retaliado no Governo anterior. Mencionou as mudanças que já estão ocorrendo, como a lei do Vereador David, que dispõe sobre a obrigatoriedade do conserto dos buracos e valas abertos nas vias e passeios públicos. Disse que a Câmara irá cobrar e fiscalizar a CEDAE e a Prefeitura sobre a falta de material.

A Vereadora Fabiani falou da importância do dever de estar sempre olhando pelo distrito, elogiando o trabalho do Vereador Marcelo. Mencionou a atual situação política nacional, dizendo que está honrada com a atual Câmara. Comentou sobre o número de pessoas e agradeceu a presença.

O Vereador Pedro Graça mencionou as dificuldades de ser Vereador de distrito e pediu a confiança dos moradores e que irá tentar ajudar os isabelenses no que for possível.

O Vereador David mencionou a satisfação de estar no distrito e a participação da Câmara com a comunidade. Falou de uma política nova para os moradores, cobrando soluções ao Prefeito e ao Deputado André Corrêa.

O Presidente Saulo Corrêa fez um relato de como a CEDAE se instalou em Valença, que foi colocada por imposição do ex-prefeito Vicente Guedes. Disse que paga as contas e que devemos cobrar os serviços. Falou de austeridade com o dinheiro público e que os recursos já economizados até hoje serão devolvidos à população.

O Vereador Prof. Rafael agradeceu a população e o Vereador Marcelo, elogiando o mesmo. Comentou sobre as atividades de um Vereador e falou que irá confeccionar um requerimento sobre a reunião, e que muito em breve o aplicativo da Câmara estará no ar.

O Vereador Fábio Antônio falou sobre as dificuldades do Vereador Marcelo no mandato passado, e que está satisfeito com a atual Legislatura, com a Prefeitura e com a Câmara. Disse que Santa Isabel é participativa; elogiou o administrador do hospital; disse que estará sempre apoiando o Vereador Marcelo.

A Sra. Beatriz Barros agradeceu a situação do hospital, ao Vereador Marcelo, pela reunião com o Prefeito e aos Vereadores que estavam na Prefeitura, apoiando os moradores junto à Secretária de Saúde. Convidou a todos para o aniversário do hospital, que está fazendo 85 anos. Solicitou a construção do maternal e que amanhã terá uma solução para o problema.

O Sr. Osvaldo Guimarães agradeceu a presença dos edis, afirmando que nunca viu a Câmara presente no distrito. Solicitou a intervenção com a Light e um funcionário para o distrito.

A Sra. Leandra, representante dos pais do Colégio João Batista Gomes, falou dos problemas da escola como rampa, falta de professor de educação física e psicólogo e tela enferrujada.

Os Vereadores da Comissão de Educação falaram que encaminharão um requerimento à Secretária de Educação, para sanar os problemas.

A mãe de um aluno pediu mais uma professora para educação especial.

O Vereador Pedro Graça pediu para a Comissão de Educação estar presente com a Secretária de Educação.

A Sra. Débora falou que as lâmpadas fluorescentes não estão funcionando e que os pais não se mobilizam para a solução do problema.

O Sr. Leandro pediu para constar em ata o documento entregue aos edis. A Diretora afirmou que os problemas relatados são reais, mas que a evasão para outros municípios são pela falta de professores concursados, e que o trabalho da escola é bom e bem feito. Disse que só há uma merendeira e não há inspetor e monitor para especiais. Comentou que já viu a Câmara presente no distrito, mas que não viu a Câmara como está hoje. Afirmou a fala do Vereador Saulo Corrêa sobre a CEDAE, mas não conseguiu êxito. Agradeceu a presença e disposição da Câmara no distrito.

O Prof. Eli falou que a escola em Santa Isabel é muito boa e os professores são capacitados. Solicitou um professor de informática, pois a escola possui 18 computadores novos e ar condicionado.

O Prof. Rafael disse que vai abordar com a Secretária a possibilidade da demanda do Prof. Eli.

O Vereador Marquinho da Saúde falou que o município não possui recursos, mas fará um novo pedido ao Executivo, através da Comissão de Educação.

O Vereador Pedro Graça reafirmou os compromissos com a população com o tema da educação.

A Sra. Leia mencionou a questão da estrada de sua fazenda, que é de servidão, Fazenda Fazendão, e pediu o acesso à sua propriedade, pois a mesma recebe turistas.

O Vereador Marcelo explicou à moradora sobre a máquina em uma fazenda, pois existia uma criança que estava com dificuldade para frequentar a escola. Falou ainda que as máquinas ainda estão no distrito e que irão atender os isabelenses; comentou que a lâmina da patrol quebrou e sobre a dificuldade de abastecimento; pediu ao Prefeito mais tempo para as máquinas permanecerem em Santa Isabel, pois assim conseguirá atender a todos. Mencionou a licitação da ponte, e que até o mês de novembro os problemas estarão resolvidos. Falou que o trator que está em Santa Isabel não está atendendo ao produtor. Justificou à moradora e afirmou que o trator exerce diversas atividades no distrito, como a retirada de lixo. Falou sobre o parquinho que foi colocado antes da eleição, e que o mesmo encontra-se destruído, pedindo sua reforma. Pediu também a reabertura da oficina e da horta do CRAS. O Vereador Marcelo respondeu a questão e falou das dificuldades do distrito, inclusive de viaturas para a visita ao distrito de diversas demandas.

O Vereador Prof. Rafael falou sobre o não funcionamento dos CRAS do município e sobre uma previsão de retorno dos grupos do CRAS.

A Sra. Ângela mencionou a falta de pessoal na escola e que um funcionário está exercendo diversas funções.

O Vereador David disse que a Prefeitura está convocando os aprovados no último concurso público.

O Vereador Saulo Corrêa falou sobre a contratação de profissionais locais para suprir as necessidades.

A Diretora da escola reclamou do transporte escolar e que o mesmo não consegue atender as linhas escolares.

O Vereador Prof. Rafael disse que enviou uma mensagem à Secretária de Educação e que estava levando as demandas da reunião.

A Sra. Rita de Cássia reclamou de sua estrada no período de chuvas e que a água do vizinho invade a mesma e forma um atoleiro.

O representante da Associação de Moradores falou que já fez uma reunião no mandato passado, e encaminhou a solicitação ao Ministério Público e já encaminhou a demanda à Secretaria de Serviços Públicos.

O Vereador Prof. Rafael levantou a questão do Estatuto do Idoso, sobre a passagem de ônibus, para que seja garantido o direito dos idosos. Uma moradora solicitou que seja colocado mais horários de ônibus para o distrito.

O Sr. Áureo agradeceu aos Vereadores sobre os temas abordados, principalmente sobre o assunto de quebra de solo para a manutenção.

A Sra. Irani reclamou sobre a capina no Morro do Cruzeiro e também sobre uma água que desce do mesmo, que já demoliu o muro de sua residência.

O Subprefeito justificou e afirmou que já realizou mais em cinco meses do que em quatro anos do Governo anterior. Disse que tem recebido diversos elogios da população.

O Vereador David Nogueira citou as demandas reprimidas do distrito e pediu um pouco mais de paciência aos moradores.

O Sr. Leandro da Cunha Costa apresentou uma carta, pedindo o retorno de cursos de formação de curto prazo, citando como exemplos de parceiros a EMATER, EMBRAPA, SEBRAE, SENAI, SENAC e outros; salientando a urgente intervenção do Poder Público na melhoria do Colégio Municipal João Batista Gomes, tanto para amparo aos profissionais e crianças do ensino regular, quanto para local para outros cursos, treinamentos e reuniões como essa na localidade.

Nada mais havendo a tratar, o Presidente Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a reunião. Eu, , Élio Vinicio de Carvalho, que redigi e digitei. E eu, , Marcelo Moreira de Oliveira, subscrevo. Valença-RJ, 31 de Maio de 2017.