Ata da Reunião Itinerante de 08 de Novembro de 2017

por vla última modificação 15/02/2019 08h41
Ata da Reunião Itinerante no Bairro Carambita, realizada no dia 08 de Novembro de 2017.

Aos oito dias do mês de novembro do ano de dois mil e dezessete, às dezoito horas, no Pavilhão da Igreja de Santo Antônio, no Bairro Carambita, reuniram-se sob a Presidência do Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva, os seguintes Vereadores: David Barbosa Nogueira, Fábio Antonio Pires Jorge, Marcelo Moreira de Oliveira, Marcos da Silva Marques, Michelle Vieira Cabral da Silva, Paulo Celso Alves Pena, Rafael de Oliveira Tavares e Silvio Rogério Furado da Graça.

O Presidente Saulo Corrêa abriu a reunião convidando a todos para rezarem a oração do Pai Nosso.

Em seguida, explicou o funcionamento da reunião e passou a palavra ao Presidente da Associação de Moradores, Sr. Alan, que explanou sobre os problemas da Associação e passou a palavra novamente ao Presidente Saulo Corrêa, que apresentou os Senhores Vereadores.

O Vereador Prof. Rafael agradeceu a presença de todos e a presença do Secretário Municipal de Esporte, Sr. Rômulo e a presença do Secretário Municipal de Governo, Sr. Hiram. Comentou sobre a confecção de um requerimento, após a reunião, com todos os problemas do bairro, que será encaminhado ao Prefeito Municipal.

O Vereador Fábio Antônio agradeceu a presença de todos e mencionou a união das correntes políticas em prol de Valença. Disse que é muito importante a presença dos Secretários Municipais na reunião.

O Vereador David Nogueira agradeceu a presença de todos e falou sobre a limpeza para o bairro e varredura do córrego. Falou também sobre a retomada das obras da quadra e a confecção de uma faixa de pedestres, próxima ao Posto Murão e reforma dos bueiros. Disse que o Posto de Saúde está em pleno funcionamento, com dentistas, médicos e enfermeiros, mas necessita de uma força.

O Presidente da Associação, Sr. Alan, falou ao Vereador David que diversas demandas citadas por ele já foram solicitadas ao Poder Executivo.

O Vereador Celsinho do Bar disse que o Presidente Alan está atravessando os pedidos e que está à disposição de todos.

O Vereador Silvio Graça agradeceu a presença de todos e disse que a atual Câmara faz um trabalho diferenciado e que as diferenças pessoais ficaram para trás, pois todos estão empenhados em trabalhar por Valença. Comentou sobre a importância da reunião, dizendo que em apenas 10 meses de Governo muitas demandas da cidade foram sanadas.

O Vereador Marquinho da Saúde falou sobre a necessidade da realização da reunião e que está de volta para ouvir o povo.

A Vereadora Michelle Cabral mencionou a importância da participação popular, convidou a todos para visitar a Câmara e agradeceu ao Presidente Alan pela iniciativa da reunião.

O morador Paulo Menezes comentou que mora no bairro há 65 anos; perguntou se os Vereadores irão visitar somente hoje ou irão retornar. Mencionou sobre uma vala negra no bairro, alagamentos no período de chuvas, encosta e acessibilidade ao Posto de Saúde.

O Presidente Saulo Corrêa afirmou que a realização da reunião não é eleitoral, e a ideia da mesma é aproximar a Câmara da população.

A Sra. Maria Aparecida Almeida solicitou a colocação de um toldo no Posto de Saúde no período de chuvas, pois o mesmo não apresenta marquise.

A Sra. Nanci mencionou o assoreamento do córrego, próximo ao nº. 1627, que está com muita areia e o transbordo do rio e solicitou a confecção de calçadas.

O Vereador Prof. Rafael disse que irá solicitar ao Prefeito para recolher os carros abandonados no bairro.

O Sr. Sebastião Rodrigues mencionou o entupimento de um bueiro próximo ao nº. 1331 e solicitou a confecção de três quebra-molas na rua de baixo.

O morador Quiquito falou sobre a quadra e sobre os pedidos de encaminhamento de exames realizados no Posto de Saúde.

A Sra. Juliana dos Santos Grijó gostaria de saber o horário de funcionamento do Posto de Saúde.

A representante da Prefeitura afirmou que o horário de abertura é 7h30m e encerramento às 16h30m. Gostaria de saber também por que só estão marcando 7 fichas para o Dr. Domênico. Reclamou da Agente de Saúde, Nísia, pois de acordo com diversos moradores, a mesma vem deixando a desejar.

A moradora solicitou também que a Prefeitura disponibilize um Pediatra para o bairro.

O Vereador David Nogueira afirmou que encaminhará a denúncia ao setor responsável, para que possa ajustar o servidor aos interesses da comunidade. Falou da melhora entre os Postos de Saúde e a comunidade na marcação de consultas.

O Vereador Prof. Rafael sugeriu uma reavaliação de modalidade de atendimento no Posto de Saúde do bairro.

O Sr. Paulo solicitou um aumento do nº. de fichas para atendimento no Posto de Saúde. Reclamou do valor cobrado pela CEDAE pelo abastecimento de água.

A Sra. Marlene Furado reivindicou uma enfermeira diária no Posto de Saúde. Reclamou sobre a enchente e solicitou o retorno do ônibus circular por dentro do bairro.

A Sra. Antônia da Silva Braga comentou sobre um desvio feito na água de chuva do Barroso; solicitou a construção de um bueiro próximo ao mercado.

O Presidente Alan solicitou o retorno do dentista, Dr. Eduardo, para o Posto de Saúde do bairro, dizendo que já colheu mais de 600 assinaturas para o retorno do mesmo. Comentou sobre o boato do fechamento do Posto de Saúde.

O Sr. Paulo Eduardo, representante da Secretaria de Saúde, explicou a ausência do Dr. Eduardo no bairro, pois o mesmo foi levado para o CEO (Centro de Atendimento Odontológico), para atender o município, e que a Secretária disponibilizou dois dentistas para o bairro. Esclareceu que a carência de especialidade é em todo o município e que a ausência do Dr. Eduardo no Carambita não é definitiva.

O Presidente Saulo Corrêa elogiou o trabalho do Prefeito; disse que as demandas reprimidas são muitas, mas que com muito trabalho serão solucionadas.

O Sr. Paulo Eduardo falou que as pessoas que estão em tratamento com o Dr. Eduardo, que procurem o Posto de Saúde, para que sejam encaminhadas ao CEO. Solicitou um (a) Agente de Saúde no bairro. 

Uma das Agentes de Saúde, Sra. Gleice, afirmou que são três Agentes de Saúde no bairro, mas que a demanda são cinco, e por isso há áreas descobertas.

O Vereador Marquinho da Saúde disse que os Postos de Saúde não conseguem atender as demandas do bairro, solicitando que a Prefeitura ouça os anseios da população. Comentou sobre a Mensagem do Prefeito para a Câmara, para a realização de um processo seletivo para a contratação de Agentes de Saúde.

O Presidente da Associação, Sr. Alan agradeceu a presença de todos e passou a palavra ao Presidente Saulo Corrêa, que deu por encerrada a reunião. Eu, , Élio Vinicio de Carvalho, que redigi e digitei. E eu, , David Barbosa Nogueira, subscrevo. Valença-RJ, 08 de Novembro de 2017.