Ata da Reunião Itinerante no Distrito de Parapeúna no dia 13 de Dezembro de 2017

por vla última modificação 15/02/2019 08h41
Ata da Reunião Itinerante no Distrito de Parapeúna, realizada no dia 13 de Dezembro de 2017

Aos treze dias do mês de dezembro do ano de dois mil e dezessete, às dezoito horas, no Salão Paroquial da Igreja de Santa Terezinha, no Distrito de Parapeúna, reuniram-se sob a Presidência do Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva, os seguintes Vereadores: Marcelo Moreira de Oliveira, Marcos da Silva Marques, Pedro Paulo Magalhães Graça, Rafael de Oliveira Tavares e Silvio Rogério Furado da Graça.

O Presidente Saulo Corrêa agradeceu a presença de todos e solicitou aos presentes que ficassem de pé para fazerem a oração do Pai Nosso, para dar início aos trabalhos. Explicou aos moradores a finalidade da Reunião Itinerante, e os frutos colhidos após a realização das mesmas, citando os Bairros da Serra da Glória (retirada da barreira) e Passagem (asfalto). Ressaltou a parceira entre a Câmara, Prefeitura Municipal de Valença e o Deputado André Corrêa, que só vem trazendo benefícios ao valenciano. Disse ainda que, após o término da reunião, será confeccionado um requerimento ao Prefeito, relatando as demandas de Parapeúna.

O Vereador Marquinho da Saúde espera ouvir as demandas dos moradores do distrito. Disse que algumas demandas o Prefeito Municipal já vem realizando.

O Vereador Marcelo Santa Isabel ressaltou o trabalho do Vereador Pedro Graça pela população de Parapeúna, e agradeceu a presença de todos. Criticou o exprefeito e elogiou o trabalho do Prefeito Fernandinho Graça.

O Vereador Silvio Graça disse que Valença hoje vive uma gestão diferenciada e que há uma união entre os Poderes Executivo e Legislativo, para que o Prefeito possa tocar o município, e que hoje não há barganha e atualmente não há moeda de troca. Afirmou que ainda há muitas realizações a serem feitas no Distrito de Parapeúna, mas muito já foi neste ano, citando a bomba que passou para trifásico. Ressaltou a parceria com o Deputado André Corrêa e citou a frota de veículos que está patrolando as estradas vicinais.

A Sra. Aline solicitou um recadastramento de moradores de Parapeúna.

O Vereador Prof. Rafael comentou sobre o atual momento político e justificou o atraso na chegada da reunião. Mencionou a questão do ônibus Valença/Juiz de Fora e também sobre a passarela que liga os municípios de Valença e Rio Preto. Elogiou o trabalho do Vereador Pedro Graça.

O Vereador Pedro Graça agradeceu a presença de todos, dizendo que a política evoluiu, e que a união das famílias Graça e Corrêa foi o melhor para o município, pois as urnas reconheceram que a união foi benéfica e Valença já começa a ver os frutos dessa união. Falou que a solução para o problema da bomba no distrito foi resolvida pelo Deputado André Corrêa. Citou também a parceria, entendimento e diálogo entre os Prefeitos de Rio Preto e Valença, para a solução do problema da passarela. Agradeceu ao Prefeito Fernandinho pela disponibilidade de um trator para atender o distrito; disse que a aliança entre as famílias Graça e Corrêa não possui cunho pessoal, e sim benefícios para o valenciano. Elogiou o desempenho dos alunos das escolas de Parapeúna, e disse que o desafio da Câmara Municipal hoje é de criar um Centro de Ensino de excelência em Valença. Afirmou que o Deputado André Corrêa e o Prefeito Fernandinho Graça estão trabalhando incessantemente para o município. Citou a dificuldade financeira do Município de Valença e afirmou que nos próximos três anos muita coisa irá acontecer em Valença.

O Presidente Saulo Corrêa abriu a palavra ao Sr. José Humberto, que disse ser morador próximo ao DPO, e reclamou sobre a infraestrutura do bairro, e pediu a colocação de calhas, pois no período de chuvas há muito barro. Pediu também o calçamento do bairro. Solicitou também, após a implantação da CEDAE, que a tarifa não seja abusiva.

O morador Átila perguntou ao Vereador Pedro Graça sobre o calçamento dos bairros de Parapeúna e também sobre a reforma da Escola Pingo de Mel, pois veio uma verba de cento e vinte mil reais. Perguntou também ao referido Vereador sobre os seus projetos para os jovens. Perguntou ainda sobre os questionamentos ao Prefeito sobre o carnaval.

A Sra. Carmem solicitou a colocação de quebra-molas no largo da Mercearia Simões, pois o trânsito é muito intenso.

O Vereador Pedro Graça afirmou que não falou com o Prefeito sobre o carnaval, e que com relação às outras demandas, a Administração Municipal fez o que podia ser feito, e que o exprefeito Vicente Guedes afirmou que a prioridade era o asfaltamento para atender o Laticínio Grupiara, mas que conseguiu para Parapeúna diversos calçamentos, e citou a parceria com o Deputado André Corrêa, o ex-deputado Nelson Gonçalves e o ex-deputado Fernando Lopes. Afirmou que não é somente Vereador de Parapeúna e sim de Valença, e que honra os votos obtidos na última eleição. Disse que deu sua contribuição ao distrito e que está de cabeça erguida, e que fez com carinho as realizações no distrito.

O Vereador Prof. Rafael solicitou a confecção de um requerimento ao Sr. Prefeito, se há previsão para implantação do PELC; um outro para saber sobre a questão da Escola Pingo de Mel; e um terceiro para saber sobre a Praça da Juventude.

A moradora Fátima solicitou o calçamento da rua do Bairro Antônio Lopes e a questão do esgoto a céu aberto. Reclamou que a Escola Pingo de Mel não pode mais funcionar na antiga sede da cooperativa.

A moradora Chiquinha solicitou mais saibro no final da Estrada Godofredo Correa da Silva.

O morador César Mineiro solicitou aos Vereadores para que possam aumentar a geração de emprego no distrito, e também a criação de um subposto do SENAI no distrito.

O morador Francisco Braz agradeceu ao Prefeito Fernandinho pela melhora na qualidade de vida no distrito, mas disse que muita coisa pode melhorar, e também disse que o bairro onde mora estava com muito mato; solicitou que a capina seja concluída em todo o bairro. Agradeceu também ao Sr. Newton Lana pela colocação de escória. Agradeceu ainda ao Prefeito Fernandinho pela melhora das estradas vicinais do distrito, dizendo que há muito tempo não era feito nada. Parabenizou o Vereador Silvio Graça pelo trabalho no distrito. Solicitou ao Prefeito melhorias na saúde e uma ambulância para o distrito; sugeriu que os municípios façam uma parceria para atendimento aos moradores dos dois Estados.

A moradora Flávia solicitou o calçamento e manilhamento da Rua Santa Terezinha.

O Vereador Pedro Graça esclareceu aos moradores sobre a Praça da Juventude, dizendo que em breve será construída uma quadra de esportes na referida praça.

A Sra. Aline solicitou uma calçada no entorno da Praça da Juventude e melhora nos horários de ônibus para Rio Preto e Valença.

Um morador disse que os jovens estão transferindo o título para Rio Preto para ir na exposição de graça. Falou que os jovens que fazem faculdade em Valença, se não votarem em Rio Preto, não podem ir no ônibus. Deu outro exemplo, mencionando que o PSF de Parapeúna atende várias pessoas de Rio Preto, e se um morador de Parapeúna for no posto de Rio Preto, eles pedem o título, e se a pessoa não vota lá, eles não atendem.

O Vereador Pedro Graça disse que irá solicitar ao Prefeito uma planilha de gastos realizados na Praça da Juventude. Afirmou que o Prefeito irá falar aos moradores de Parapeúna sobre convênios assinados para saúde e educação.

A moradora Fátima elogiou o trabalho da Câmara Municipal de Valença e pediu um retorno das solicitações citadas na Reunião Itinerante; solicitou também a presença dos Secretários Municipais.

O Sr. Newton Lana agradeceu a presença de todos e disse que as demandas são muitas, mas que ficou feliz pela realização da Reunião Itinerante no distrito. Elogiou o desempenho e a coragem da atual Câmara para enfrentar a população. Agradeceu aos responsáveis pelo asfaltamento que dá acesso ao Laticínio Grupiara, pois o mesmo gera 180 empregos diretos.

A Sra. Dilma solicitou a colocação de saibro, da ponte até a subida dos Monteiros, pois até a presente data não foi colocado.

O Presidente Saulo Corrêa agradeceu a presença de todos, e mencionou o trabalho da atual Legislatura, citando diversas medidas de austeridade e respeito com o dinheiro público.

Em seguida, encerrou a Reunião.

Após o encerramento, o Vereador Silvio Graça fez a entrega de Diplomas de Congratulações aos alunos que foram destaque na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas.

Eu, , Élio Vinicio de Carvalho, que redigi e digitei. E eu, , Pedro Paulo Magalhães Graça, subscrevo. ValençaRJ, 13 de Dezembro de 2017.