Ata da Reunião Itinerante de 18 de Outubro de 2017

por vla última modificação 15/02/2019 08h41
Ata da Reunião Itinerante no Bairro São Francisco, realizada no dia 18 de Outubro de 2017.

Aos dezoito dias do mês de outubro do ano de dois mil e dezessete, às dezoito horas, na Escola Municipal Maria da Glória Giffoni, reuniram-se sob a Presidência do Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva, os seguintes Vereadores: David Barbosa Nogueira, Fabiani Medeiros Silva, Fábio Antonio Pires Jorge, Marcelo Moreira de Oliveira, Marcos da Silva Marques, Michelle Vieira Cabral da Silva, Paulo Celso Alves Pena e Rafael de Oliveira Tavares.

O Presidente Saulo Corrêa abriu a reunião convidando a todos para rezarem a oração do Pai Nosso.

Em seguida, passou a palavra à Diretora da Escola, que agradeceu a presença de todos e voltou a palavra ao Presidente Saulo Corrêa, que fez a apresentação de todos os componentes da Mesa. Fez diversas considerações sobre o atual momento político e falou sobre as economias realizadas na Câmara Municipal de Valença, explicando que a mesma retornará aos cofres públicos aproximadamente um milhão e duzentos mil reais.

O Vereador Paulo Celso Alves Pena (Celsinho do Bar) agradeceu a presença de todos e mencionou diversos problemas do bairro, inclusive sobre a situação da água e construção futura de um poço artesiano. Falou sobre a colocação de aproximadamente 30 carretas de escória para o Bairro São Francisco. Fez um pedido ao Deputado André Corrêa, sobre a possibilidade do Programa Limpa Rio atuar no referido bairro.

O Vereador Marcelo Moreira de Oliveira (Marcelo Santa Isabel) agradeceu a presença de todos e falou também do atual momento político, parabenizando a atual Câmara Municipal. Disse que irá encaminhar ao Prefeito as demandas do bairro e tentará incluir as mesmas no PPA.

O Vereador David Barbosa Nogueira (David Nogueira) disse que o País está sendo passado a limpo, e que a atual Câmara está na localidade para ouvir as demandas do bairro. Falou que está trabalhando para que o Bairro de São Francisco se transforme em distrito, para que possa ter uma autonomia maior, e assim melhorar a oferta de serviços.

O Vereador Fábio Antônio Pires Jorge (Fábio Antônio) se apresentou e disse que está apoiando os pedidos feitos pelo Vereador Celsinho do Bar ao Deputado André Corrêa, e que também apóia o pedido do Vereador David, para que o Bairro de São Francisco se transforme em distrito. Falou também sobre o requerimento em conjunto que será encaminhado ao Executivo, e que tentará junto ao mesmo, a solução para alguns problemas da comunidade.

O Vereador Rafael de Oliveira Tavares (Prof. Rafael) agradeceu a presença de todos, e informou que confeccionou diversas proposições ao Executivo, solicitando a resolução dos problemas do bairro. Solicitou à empresa TIM uma antena de telefonia celular. Falou também da confecção do requerimento em conjunto, e que retornará ao bairro o mesmo, materializado e encaminhado ao Prefeito.

A Vereadora Fabiani Medeiros Silva (Fabiani Vasconcellos) agradeceu a presença de todos e mencionou que estão realizando a sexta reunião itinerante. Comentou sobre a renovação da Câmara, dizendo que fez diversas indicações para o bairro, e que fez um pedido para que a quadra tenha o nome de Maria Eduarda Vieira Moreira.

O Vereador Marcos da Silva Marques (Marquinho da Saúde) explicou que o objetivo real da reunião é ouvir os anseios dos moradores, seja qual for, e constará no requerimento que será encaminhado ao Prefeito. Comentou sobre os frutos colhidos através das reuniões itinerantes, tais como: barreira da Serra da Glória, asfalto da Passagem, água em Santa Isabel e Conservatória.

A Vereadora Michelle Vieira Cabral da Silva (Michelle Cabral) agradeceu a presença de todos, agradecendo também ao Vereador Celsinho do Bar, por ter solicitado a reunião. Parabenizou a nova gestão da Câmara Municipal de Valença.

O Vereador David Nogueira recebeu um ofício, contendo treze demandas do bairro, a saber: 1- limpeza do córrego que corta o bairro; 2- construção de pontos de ônibus; 3- parque de diversão para as crianças; 4- academia ao ar livre; 5- creche; 6- equipamentos para fornecimento/recepção da OI Velox; 7- ponto de recepção de telefonia celular; 8- restauração e manutenção da iluminação pública; 9- colocação de placas com os nomes das ruas; 10- recolhimento ou castração dos cachorros de rua; 11- asfaltamento das ruas; 12- colocação de quebra-molas; 13- conserto da ponte na Rua Marciano de Almeida, próximo ao no. 231.

O Sr. Paulo solicitou um quebra-molas para a Rua Dorcino Alves, em frente ao no. 427. Solicitou também o Limpa Rio, a construção de um Posto de Saúde e quebra-molas para a Rua João dos Santos Maia.

O Vereador Prof. Rafael comentou sobre o abaixo-assinado, falando da importância do quebra-molas, e que veja a legalidade do mesmo, e que o Prefeito e o Secretário de Serviços Públicos tomem as devidas providências.

O Sr. Rodrigo reclamou das estradas não patroladas, das kombis que não estão buscando as crianças na Estrada da Concórdia e limpeza da caixa d’água.

O Vereador Marquinho da Saúde falou sobre a questão de abastecimento de água no bairro. Mencionou que conversou com um representante da CEDAE, e que o mesmo disse que a empresa fará melhorias no abastecimento de água no bairro.

O Vereador Prof. Rafael informou que está solicitando ao Prefeito e à CEDAE, para que seja feito um plano de investimento para o Bairro Santa Lúcia.

O Vereador Celsinho do Bar sugeriu que os moradores façam uma rifa, para a colocação de uma bomba para o bairro Santa Lúcia, mas a solução definitiva é a construção de um poço artesiano.

O Vereador Prof. Rafael explicou sobre a telefonia celular, dizendo que reivindicou a questão da telefonia móvel junto à empresa TIM.

O Sr. Cristiano parabenizou a Câmara pela iniciativa da reunião, e fez as seguintes solicitações: estudo para viabilizar a captação de água para o bairro; vinda de uma ambulância com motorista permanente; trajeto do ônibus até a UGB; não termine com o maternal, pois há uma demanda de 40 crianças; projetos da Prefeitura (social, esportivo e profissionalizante); colocação de calhas nas ruas do bairro, para que as mesmas sejam bem conservadas no período de chuvas; verificação da iluminação da Rua Antônio Flausino da Fonseca, incluindo também a poda de árvore na mesma rua; cimentar vala que corta desde a cachoeira até o asfalto; praça para as crianças; segurança; creche para mães trabalharem; cursos profissionalizantes, pavimentação e esgoto nas estradas.

A Diretora da escola lamentou a perda do maternal no bairro, dizendo que a creche mais próxima é no Bairro Varginha.

O Vereador David Nogueira disse que irá solicitar junto ao Jurídico da Câmara e ao Conselho de Educação, para que seja mantido o maternal no Bairro São Francisco.

O Vereador Prof. Rafael comentou sobre o Distrito de Santa Isabel, onde também não há o maternal, e que houve uma parceria com a Igreja Católica para atender as crianças.

O Vereador Presidente Saulo Corrêa solicitou que a Associação de Moradores seja ativa ao movimento de permanência do maternal no bairro.

O morador Severo falou sobre a representatividade do bairro, pois ninguém das duas associações que existe no bairro se fez presente. Perguntou aos edis se as associações recebem algum recurso público. Questionou também se há recursos para a construção de creches.

O Vereador David Nogueira explicou que as demandas da construção de creches serão incluídas no PPA.

O Sr. Severo comentou sobre a tempestade ocorrida em 2015, dizendo que havia uma verba de quatro milhões e quinhentos mil reais, mas a mesma não foi gasta no bairro.

O Vereador Fábio Antônio explicou aos moradores do bairro sobre a referida verba, e que as contas do ex-prefeito ainda não foram encaminhadas pelo TCE para apreciação dos Vereadores.

Uma moradora quis saber como pode fazer para reativar a Associação de Moradores.

O Vereador Fábio Antônio sugeriu que os moradores procurem o Presidente da Associação para saber se o mandato está válido.

O Vereador Marquinho da Saúde sugeriu aos moradores para verificar o Estatuto da Associação e ver a validade do mandato do atual Presidente. Sugeriu também tentar uma medida de adiamento do fechamento do maternal, e que se assine um TAC para a construção de uma creche, comprometendo-se de colocar uma Emenda Parlamentar para a construção da mesma. Solicitou a realização de um mutirão da Prefeitura para atuar no Bairro São Francisco. Agradeceu à Diretora da escola e à Secretária de Educação, Cida Almeida.

O Sr. José Eduardo questionou o trabalho da Associação de Moradores, e disse que a população deveria estar presente para levar as demandas do bairro para os Vereadores.

O Sr. Kevin reclamou da taxa de iluminação na Rua 6 (Estrada da Concórdia); questionou sobre a não entrega de correspondências pelos Correios e sobre a melhoria na coleta de lixo.

O Sr. Margoso de São Francisco solicitou a cobertura da quadra, antena de celular e a limpeza da vala.

A Vereadora Fabiani Vasconcellos disse à população que já fez um pedido ao Prefeito para a cobertura e reforma da quadra do bairro.

A moradora Carina reclamou que a Enfermeira Chefe não cumpre o horário e que a Auxiliar de Enfermagem também não cumpre, e que a Agente de Saúde não está visitando as residências.

O Vereador Fábio Antônio respondeu à Sra. Carina que a Câmara convida todos os Secretários da Prefeitura para que colaborem para tirar todas as dúvidas dos moradores.

Nada mais havendo a tratar, o Presidente Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a reunião. Eu, ________________________, Élio Vinicio de Carvalho, que redigi e digitei. E eu, ________________________________,,, Paulo Celso Alves Pena, subscrevo. Valença-RJ, 18 de Outubro de 2017.