Reunião Itinerante Varginha - Dia 02 de Maio de 2018

por vla última modificação 15/02/2019 08h28
Ata da Reunião Itinerante no Bairro Varginha, realizada no dia 02 de Maio de 2018.

Aos dois dias do mês de maio do ano de dois mil e dezoito, às dezoito horas, na quadra poliesportiva do Bairro Varginha, reuniram-se sob a Presidência do Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva, os seguintes Vereadores: David Barbosa Nogueira, Fabiani Medeiros Silva, Fábio Antônio Pires Jorge, Marcos da Silva Marques, Pedro Paulo Magalhães Graça e Rafael de Oliveira Tavares.

O Presidente Saulo Corrêa abriu os trabalhos, fazendo a oração do Pai Nosso.

Em seguida, explicou aos moradores o funcionamento da reunião.

O Presidente da Associação de Moradores, o Sr. Marcinho da Varginha, agradeceu a presença de todos e aos Srs. Vereadores, pela realização da reunião. Mencionou a falta de calçamento da Rua Zilma Soares e solicitou uma operação tapa-buraco. Fez menção à Rua em frente à escola, que não possui calçamento. Solicitou saneamento básico no Conjunto Habitacional e o Termo de Posse das devidas residências. Solicitou também a presença de um zelador para o bairro, e também capina e limpeza. Solicitou ainda um consultório dentário para o bairro e uma reforma para a quadra (limpeza, pintura e parte elétrica).

O Vereador Pedro Graça cumprimentou a todos e disse que vem ao bairro há muitos anos, e que muito pouco foi feito pelo bairro até hoje. Comentou que atualmente Valença vive um novo momento na política, em que a união das famílias Corrêa e Graça trará benefícios para o Bairro da Varginha. Solicitou que a Câmara e a comunidade façam uma força tarefa para tentar solucionar algumas demandas do bairro.

O Vereador Prof. Rafael cumprimentou a todos, agradecendo a presença. Disse que já fez algumas indicações para o bairro. Comentou sobre o vandalismo que houve na escola, e sobre a doação de um veículo para a Guarda Municipal, que está sendo utilizado para a ronda escolar. Solicitou a volta do ligeirinho (micro- ônibus) para a arte alta do bairro. Mencionou que a realização das Reuniões Itinerantes já vem dando frutos, como a retirada da barreira da Serra da Glória, a Ponte de Juparanã e o asfalto da Passagem.

A Vereadora Fabiani Vasconcellos cumprimentou a todos. Parabenizou o Marcinho, Presidente da Associação de Moradores, dizendo que o mesmo conseguiu mobilizar diversos moradores para comparecer à reunião.

O Vereador Marquinho da Saúde cumprimentou a todos. Afirmou que a atual Câmara está presente em todos os bairros de Valença, ouvindo as demandas e transmitindo as mesmas ao Prefeito, para que possa atender aos munícipes. Propôs que o Poder Executivo também faça Reuniões Itinerantes.

O Vereador Fábio Antônio cumprimentou a todos. Comentou sobre a importância da realização da Reunião Itinerante, pois dessa forma o político está ouvindo as demandas da população e pode prestar contas de seu mandato. Mencionou que está em seu terceiro mandato e que foi a primeira Câmara que está realizando as Reuniões Itinerantes. Falou que quando assumir a Presidência da Câmara, as reuniões continuarão. Disse que a Câmara trabalha no coletivo, dando como exemplo o estacionamento rotativo, que estará retornando ao município. Comentou sobre o retorno do casamento coletivo, dizendo que há uma ação na justiça para que o mesmo retorne à Valença. Elogiou a gestão do Presidente Saulo Corrêa, que economizou R$ 1.324.000,00 aos cofres públicos, cujo valor foi destinado a todos os hospitais do município.

O Presidente Saulo Corrêa falou à população sobre as economias realizadas em 2017, que gerou o montante de mais de um milhão de reais. Fez menção às diversas realizações do ex-prefeito Luiz Antônio, tais como a creche, o Programa Valença Solidária, calçamento da Rua Zilma Soares, construção do Conjunto Habitacional Campo Alegre, etc.

O morador Carlos Peixoto da Silva (Carioca) elogiou o atendimento do Hospital de Conservatória. Solicitou iluminação e água para a parte alta do bairro.

O Sr. Luiz Pinheiro solicitou também a colocação de água e luz para a parte alta do bairro; solicitou ainda o esgoto do bairro e a documentação das residências.

O Sr. Pedro de Souza Cruz (Maradona) solicitou a colocação de um parquinho para as crianças do bairro, a criação de uma Academia ao Ar Livre e também o apoio para material esportivo para a prática de esportes no bairro.

O Vereador Fábio Antônio disse que, em conversa com a Secretária de Saúde, será construída uma Academia de Saúde para a parte alta do bairro. Comentou sobre a construção de um parquinho em um terreno que é do município, na Rua Francisco Rocha.

Um morador solicitou recapeamento da Rua Zilma Soares de Souza; solicitou também a presença dos Secretários do município, para ouvir as demandas do povo.

A moradora Luciana comentou sobre o colégio que está abandonado, dizendo que o mesmo virou ponto de tráfico de drogas e que o Bairro da Varginha necessita de atitudes e não de palavras, tais como: iluminação, limpeza, mais segurança e mais ronda policial e a Guarda Municipal para o bairro.

A moradora Rita, que reside no Conjunto Habitacional, afirmou que, após novembro de 2011, reside em uma área de risco, e que no período de chuvas, entra muita água em sua residência; solicitou aos Vereadores presentes para que se sensibilizem e que possam ajudá-la junto ao Poder Executivo.

O morador Marcelo solicitou a urbanização da parte alta do bairro e que seja colocada escória nas ruas sem calçamento.

O morador Marcos solicitou um mutirão de limpeza urbana.

O morador Carlos Ventura solicitou que sua demanda seja levada ao Deputado André Corrêa, sobre um produto que é despejado pela Cooperativa Mista de Valença, no córrego que corta o bairro, informando que o produto é de uma coloração forte e exala mau cheiro. Solicitou também que seja feita uma vistoria dos produtos que as indústrias próximas ao bairro estão despejando no córrego. Parabenizou o Marcinho, Presidente da Associação de Moradores, pelas diversas melhorias obtidas em sua gestão.

A Sra. Maria das Graças solicitou calçamento para o bairro, água e mais horários de ônibus.

O Presidente Saulo Corrêa agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a reunião. Eu, , Élio Vinicio de Carvalho, que redigi e digitei. E eu, , Fabiani Medeiros Silva, 1ª. Secretária, subscrevo. Valença-RJ, 02 de Maio de 2018.