Reunião Itinerante em Pedro Carlos - Dia 11 de Abril de 2018

por vla última modificação 15/02/2019 08h28
Ata da Reunião Itinerante em Pedro Carlos, no Distrito de Conservatória, realizada no dia 11 de Abril de 2018.

Aos onze dias do mês de abril do ano de dois mil e dezoito, às dezoito horas, no Pavilhão da Igreja de São Pedro, em Pedro Carlos, no Distrito de Conservatória, reuniram-se sob a Presidência do Vereador Saulo de Tarso Pereira Corrêa da Silva, os seguintes Vereadores: Fabiani Medeiros Silva, Fábio Antônio Pires Jorge, Marcelo Moreira de Oliveira, Marcos da Silva Marques, Paulo Celso Alves Pena e Rafael de Oliveira Tavares.

O Presidente Saulo Corrêa iniciou a reunião com a Oração do Pai Nosso, e explicou o funcionamento da mesma aos moradores.

O Vereador Celsinho do Bar desejou boas vindas a todos, se apresentou e disse que a localidade é muito bem representada, pois Conservatória elegeu três Vereadores.

O Presidente Saulo Corrêa explicou que a reunião será filmada e registrada, e que após a reunião, será elaborado um requerimento ao Prefeito com as demandas da localidade.

O Vereador Prof. Rafael cumprimentou a todos, se apresentou e explicou a função do Legislativo aos moradores de Pedro Carlos.

A Vereadora Fabiani cumprimentou a todos, e disse que é a primeira vez que a Câmara Municipal de Valença vem à Comunidade de Pedro Carlos, e que as reuniões itinerantes irão ocorrer até 2020. Informou que já fez diversas indicações e requerimentos ao Sr. Prefeito, para atendimento aos moradores de Pedro Carlos e que aguarda o atendimento das mesmas.

O Vereador Fábio Antônio saudou a todos, e disse que estar em Pedro Carlos, para ele é especial, pois os moradores interagem e têm facilidade em se expressar, afirmando que a localidade de Pedro Carlos avança, pois possui unidade entre os mesmos. Afirmou também que o Governo passado teve descaso com a comunidade, e que só com o pedido da reunião, já ocorreu a limpeza do bairro. Apresentou o número de indicações e requerimentos já apresentados na Câmara Municipal, solicitando benefícios aos moradores de Pedro Carlos. Mencionou uma previsão orçamentária de R$ 85.000,00 (oitenta e cinco mil reais) para a compra de um terreno, que irá beneficiar com um espaço coletivo para a comunidade. Comentou que pagou do próprio bolso diversas melhorias para a localidade, como a limpeza de valas e pintura da escola.

O Vereador Marcelo Santa Isabel agradeceu a presença de todos, e disse à comunidade que a Câmara deseja ouvir as demanda dos moradores. Fez menção à construção do Mirante da Serra da Beleza, dizendo que o mesmo irá atrair o turismo para a localidade. Agradeceu ao Deputado André Corrêa, pela iniciativa da construção do Mirante.

O Vereador Marquinho da Saúde cumprimentou a todos, e disse que o Vereador Fábio Antônio fez colocações com total razão. Disse que as reuniões itinerantes vêm dando frutos, como por exemplo, a retirada da barreira da Serra da Glória, o asfalto da Passagem, etc. Agradeceu o empenho do Deputado André Corrêa e do Prefeito Fernandinho Graça, pois as melhorias estão acontecendo. Solicitou uma maior rapidez do Poder Executivo para atender as demandas da localidade de Pedro Carlos.

A moradora Cirene mencionou sobre um buraco na localidade da linha, que está desbarrancando dentro do rio. Informou que a vala que foi feita para a limpeza do rio não resolveu o problema de enchente.

O Sr. Mauro informou que foi feita uma denúncia à Polícia Ambiental e o serviço foi paralisado, por isso a questão da enchente não foi sanada; com relação ao buraco da localidade da linha, a solicitação já foi feita ao INEA.

A Sra. Renata, diretora da Escola de Pedro Carlos, agradeceu a oportunidade, e disse que a estrutura da escola é boa, mas solicitou o calçamento do pátio da escola, muro na parte da frente e uma cobertura para festas e encontros.

A Sra. Margarida reclamou das condições precárias das estradas vicinais. Disse que em 2018 conseguiu trafegar pelas estradas, mas precisa ainda de algumas melhorias. Falou também sobre uma ponte na localidade da Capelinha x Destino que está caindo. Comentou que a beira da linha está muito suja, solicitando a colocação de latões. Sugeriu que seja feito um requerimento ao Governo do Estado, solicitando a limpeza da estrada Valença x Conservatória e Conservatória x Barra do Pirai.

O Sr. Mauro mencionou as benfeitorias que já ocorreram no distrito, dizendo que o maquinário irá retornar a partir do mês de maio, e que a parceria Governo do Estado x Prefeitura está dando certo.

O Sr. Luiz Fábio agradeceu a presença de todos, e fez diversos pedidos para a localidade de Pedro Carlos, como por exemplo, o corte de água, pois a máquina não consegue ter acesso ao rio. Comentou que solicitou ao Prefeito a manutenção do Sr. José Borges, para que mantivesse a comunidade limpa, no que foi prontamente atendido pelo mesmo. Fez menção sobre a qualidade e quantidade de água da localidade, dizendo que a represa apresenta um buraco, e que precisa ser consertada e limpa. Solicitou a construção de um muro de contenção na Rua Rubens Carrijo, e também retirar um pedaço da rua para a solução do problema. Solicitou ainda a recuperação da ponte da rua da linha, reparo da iluminação pública e corte da água que vem da Fazenda do Rochedo até o asfalto.

O Vereador Marquinho da Saúde solicitou a retirada de uma barreira no leito da linha. Diversos moradores afirmaram que a prioridade da localidade é a água, pois a mesma não possui tratamento.

O Vereador Fábio Antônio solicitou que a comunidade faça um abaixo-assinado a respeito da água, para que seja entregue ao representante da CEDAE, já que a Chefia da CEDAE estará em Conservatória no dia 13/04/2018.

O Subprefeito Vitinho agradeceu a presença de todos e elogiou a Câmara Municipal por estar realizando as reuniões itinerantes. Informou que a comunidade está recebendo um senhor para realizar a limpeza, e que está contratando uma pessoa para trabalhar nos Correios. Informou que irá calçar o pátio da escola, dizendo que veio para trabalhar e não para conversar.

O Sr. Luiz Fábio solicitou a colocação de rede de esgoto no loteamento que foi criado na beira da estrada na comunidade de Pedro Carlos.

Após as considerações finais, o Presidente Saulo Corrêa encerrou a reunião. Eu, , Élio Vinicio de Carvalho, que redigi e digitei. E eu, , Fabiani Medeiros Silva, subscrevo. Valença-RJ, 11 de Abril de 2018.