VALENÇA JÁ TEM PROCON!!!!

por vla última modificação 27/07/2018 11h21
INAUGURADO PROCON RJ - NÚCLEO CÂMARA MUNICIPAL DE VALENÇA

Aconteceu ontem (26/07) nas dependências desta Casa Legislativa a inauguração do PROCON – Núcleo Valença, que será uma prestação de serviços a população valenciana em parceria com o Curso de Direito da FAA e a Câmara Municipal de Vereadores.

A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o Prefeito, Fernandinho Graça; Vice-prefeito, Hélio Suzano; o presidente da Câmara Saulo Correa; vereadores Fabio Antonio, Fabiani Vasconcellos, Pedro Graça, David Nogueira Profº Antonio Celso (Diretor CESVA-FAA); Profº Cleison Mello (Diretor Adjunto Curso de Direito); Rogerio Tabet (Profº Direito Consumidor); Sr. Miguel Pellegrini (UVAFER); Sr. Sebastião Vieira (presidente ACIVA); Sr. Gustavo Abruzzini (Jornal Local); Dr. Raul Barbosa; Dr. Fabio Batista (presidente OAB); o comandante do Esquadrão de Cavalaria Mecanizada de Valença, Major Rafael Barbosa Pereira; Secretários da Prefeitura de Valença, Carlos Henrique (Serviços Públicos) e Cida Almeida (Educação) e convidados.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO Segunda à Sexta-feira, de 9h às 17 horas Praça XV de Novembro, 676 - Câmara Municipal de Valença (prédio anexo).

O QUE É O PROCON?

PROCON é a sigla de Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, representada por uma fundação organizacional responsável por ajudar a mediar os conflitos entre os consumidores e os fornecedores de produtos e serviços.

O PROCON está vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, agindo como um instituto de caráter jurídico do direito público.

QUAL É A FINALIDADE DO PROCON?

A principal finalidade do PROCON é garantir a mediação de casos conflituosos entre os clientes e consumidores insatisfeitos com os serviços ou produtos disponibilizados por determinada empresa ou estabelecimento, por exemplo.

Os consumidores devem procurar o PROCON da região em que moram para registrar as reclamações. Conforme estabelecido no Código de Defesa do Consumidor (lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990), os PROCONS – estaduais e municipais – e demais entidades que visam a defesa do consumidor, estão aparados e pertencem ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

O QUE É O DIREITO DO CONSUMIDOR?

Direito do Consumidor é uma ramificação do direito civil e do direito empresarial que trata das relações jurídicas entre os fornecedores e os consumidores.

O direito do consumidor é baseado a partir de um conjunto de normas que defendem e protegem a pessoa física ou jurídica que adquire bens de consumo, sejam serviços ou produtos.

Todos os direitos do consumidor brasileiro estão estabelecidos na “Lei do Consumidor”, também conhecido por Código de Defesa do Consumidor, que tem como objetivo garantir que este possa se proteger contra abusos por parte dos vendedores e fornecedores dos produtos e serviços.

A definição do direito do consumidor, como é conhecida atualmente, só se configurou a partir da metade do século XX, principalmente após a II Guerra Mundial. Com o crescimento das cidades e o maior poder de compra da população, ficou evidente a necessidade de criar mecanismos que harmonizassem as relações entre fornecedores e consumidores.

O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) é estabelecido a partir da lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. 

DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR

De acordo com o artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor, estão estabelecidos alguns princípios básicos que garantem a proteção do consumidor, como:

• a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos;

• a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações;

• a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;

• a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;

• a modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas;

• a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos;

• o acesso aos órgãos judiciários e administrativos com vistas à prevenção ou reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos, assegurada a proteção Jurídica, administrativa e técnica aos necessitados;

• a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências;

• a adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral.

É o cidadão valenciano mais próximo dos seus direitos, são nossos advogados com mais facilidade para trabalhar e ainda nossos estudantes de Direito com mais uma opção de estágio.

Grande vitória para a nossa cidade.

Confira na íntegra todas as fotos em nosso site: http://www.valenca.rj.leg.br/institucional/fotos/inauguracao-procon-nucleo-valenca/

É a nova Câmara trabalhando para o povo e pelo povo valenciano. #2017mandatotransparente2020

Felipe Costa Gomes
Felipe Costa Gomes disse:
06/02/2020 11h47
O bramil , supermercado local , está cobrando pela sacolinha plástica ,estão cobrando um valor relativamente alto ainda .gostaria de saber se isso é permitido ,já q eu já vi no programa do Celso Russomanno q era uma atitude Proibida pois o valor das sacolas estão inclusos nós prosutos
Luana Reis
Luana Reis disse:
24/03/2020 17h34
Com toda esta situaçãoque estamos(em quarentena) passando os mercados estão sendo monitorados para que não venha ter preço abusivo sobre os produtos e alimentos?
Cátia Schneider
Cátia Schneider disse:
22/05/2020 20h45
Venho por meio desta solicitar a diminuição do valor cobrado do curso de medicina da universidade de Valença.
Visto que neste período de pandemia e com aulas online o custo da instituição diminuiu.e tambem Infelizmente meu salário foi rebaixado sendo assim peço por favor que possam compreender e rebaixar o valor cobrado.
Rosane paiva
Rosane paiva disse:
03/07/2020 08h47
O comércio da estrada Valença Pentagna do lado do campo do João bonito. Está vendondo com abusivos. Com essa crise como os brasileiros pessoas carentes vai viver? Peço q sem uma olhada. Preços altos. Como 1de feijão pode custar 9,00????
Luiz Claudio
Luiz Claudio disse:
28/09/2020 13h02
Gostaria de saber como faço para processar a cedae.fiquei um total de 9 dias sem água,fiz reclamações e não enviaram nenhuma equipe para me atender.
Tenho gravações de ligações para eles pedindo atendimento.
E filmagem provando que não tenho água. E todas as minhas contas estão pagas
Wysllan
Wysllan disse:
28/10/2020 20h28
Lojas cem comprei uma TV nas lojas cem e ele não querem trocar ou tomar alguma providência gostaria de saber ok fazer onde consigo tomar uma providência
Elenice Diniz
Elenice Diniz disse:
27/03/2021 08h17
Minha conta de luz veio quase 500 reais q é algo impossível...fui lá lighet e eles disseram q vieram 2 d uma vez eles podem fazer isso ...mês anterior veio 23 reais no caso isento mais não pedi isso se viesse teria pago agora nesse período difícil eles fazem.isso oq.posso fazer?
Islane
Islane disse:
27/03/2021 12h25
O mercado Gbarbosa ta mim cobrando um absurdo na farura tou pagando um valor de mas de uma compra e a fatura n feicha fica aberta correndo um juro muito alto
Iodiprora
Iodiprora disse:
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