Inauguração da Feira do Pequeno Produtor Rural e dos Artesãos de Juparanã

por vla última modificação 11/08/2017 18h08
Valença continua projeto de incentivo à produção rural nos distritos
Inauguração da Feira do Pequeno Produtor Rural e dos Artesãos de Juparanã

Hélio Suzano vice-prefeito, secretária de Administração Denise Souza, Dom Nelson, bispo de Valença, o prefeito Fernandinho Graça e vereador Silvio Graça

 

   Em Valença mais uma Feira Distrital do Pequeno Produtor Rural foi inaugurada. O evento já faz parte do calendário do distrito de Parapeúna e esta semana começou a ser realizada em Barão de Juparanã com cerca de 32 produtores. Brevemente, outros distritos também terão sua feira de negócios que objetiva a valorização da produção de pequenos empresários.

   O Projeto de Lei do vereador Silvio Graça visa movimentar a economia local beneficiando produtores rurais e também consumidores. Além disso, busca incentivar negócios também para artesãos e vendedores de produtos usados movimentando a economia dos distritos.

LOCALIDADES

   A Feira do Produtor ganhará espaços nos cinco distritos da cidade: Parapeúna, Pentagna, Conservatória, Santa isabel e Juparanã porém, ainda não há confirmação sobre os locais e as datas. Em Parapeúna, a feira já acontece quinzenalmente aos domingos.
   De acordo com o projeto, a ideia é que em cada localidade seja montado um conselho dos participantes, e que estes passem a administrar e organizar o evento que contará com a fiscalização da Secretaria Municipal de Agricultura.

VEREADOR DESTACA BENEFÍCIOS

   De acordo com o vereador Silvio Graça a feira tem sido realizada com sucesso devido aos parceiros que compõem a logística do processo.

   - Tanto em Juparanã como em Parapeúna, temos parceiros diferenciados e brilhantes como a Fundação André Arcorverde, a Associação Comercial e Industrial de Valença, as secretarias de Educação, de Assistência Social, tendo a Secretaria de Agricultura como a idealizadora e a prefeitura a grande realizadora. Como autor do projeto, tomei à frente na questão logística e de inauguração, mas tivemos o cuidado de criar um Conselho Gestor composto pelos próprios feirantes e artesãos para administrar a mesma. Não podemos esquecer do apoio total da Emater e, especificamente em Juparanã, da colaboração da Embrapa e do Parque Estadual da Concórdia - elencou.

   O vereador destacou também o número de participantes e o objetivo do projeto.

   - Contando as duas feiras já em andamento temos, entre feirantes e artesãos, pouco mais de 60 participantes com o grande objetivo de aumentar a renda dessas pessoas, além de oferecer produtos de qualidade. Além disso queremos incentivar o aparecimento de novos produtores. Em Parapeúna para se ter uma ideia, já temos sete pequenos produtores que começaram a plantar há pouco mais de um mês e estão esperando vaga para vender seus produtos.

PRÓXIMA EDIÇÃO

   De acordo com o vereador, a próxima feira a ser realizada será a de Conservatória e só podem participar produtores do local e regiões próximas pré-estabelecidas pelo Conselho. Ele ainda afirma que a fila de espera se dá pela organização ter estabelecido um número de participantes para a feira. "Nada impede que se o movimento aumentar, nós também disponibilizaremos mais bancas para os interessados" - finalizou Silvio.

 

Produção: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Valença